Quando a integração se torna a sua natureza, você começa a sentir o plano da Natureza. Quando concretiza o seu estado corrigido, tornas-se um fruto maduro e começa a compreender o sentido da sua existência. É então que sobe ao próximo nível.
Isto é concretizado ao mudar o homem. E em princípio, é por isso que o egoísmo nos foi dado. Com a sua ajuda, ao ascender constantemente acima dele e nos mudarmos a nós mesmos apesar da sua influência, que nos parece impedir e se mete no nosso caminho, nós desenvolvemo-nos a nós mesmos integralmente e nos assimilamos nesta integração. Por outras palavras, o egoísmo ajuda-nos constantemente a desenvolver.
Similarmente, quando você é um estudante da primária ou do liceu, não consegue avançar a menos que solucione exercícios no processo de estudo. É assim que nos desenvolvemos na Natureza, ao constantemente solucionar certo tipo de problema.
Há uma meta muito interessante perante nós. O nosso egoísmo é como um exercício que se desenvolve e ressurge constantemente. Se tentarmos solucionar este exercício, o nosso egoísmo irá transformar-se em conexão, amor mútuo, altruísmo e integralidade.
Então veremos que fomos criados desta maneira de propósito. Este egoísmo desenvolveu-se constantemente na humanidade por toda a história, precisamente em prol de nos trazer, hoje, à sua realização inteligente na nossa comunidade. Então, precisamente graças a ele, ao transcende-lo, realizando-o no que parece ser a direcção oposta, a direcção da conexão e integração entre nós, veremos que foi tudo criado para um propósito, que é precisamente esta a fase superior da Natureza, a egoísta e ela está a puxar-nos para o próximo nível. Que nível é esse? Descobriremos assim que lá cheguemos. Simplesmente vamos senti-lo.
Esta informação, energia, pensamento e desejo mudarão para um nível completamente diferente. Com a sua ajuda, ao alcançar a conexão integral entre nós, subiremos a um nível diferente de existência. Suponho que este será mais alto que os pontos inicial e final do nosso desenvolvimento dentro dos limites deste universo. Ele será um nível acima do nosso universo.
Os pontos supramencionados foram retirados do livro A Psicologia da Sociedade Integral por Dr. Michael Laitman e Dr. Anatoly Ulianov.