Dr. Anatoly Ulianov: Regras são muito importantes em qualquer jogo. Pode você descrever as regras deste jogo global e integral?
Dr. Michael Laitman: Na tecnologia há um conceito de um sistema "integral, analógico," onde a entrada e saída estão ligadas pelo sistema inteiro e todas as suas partes estão completamente interligadas como rodas dentadas num mecanismo fechado.
À medida que nos desenvolvemos, o laço entre nós está a tornar-se mais e mais rígido. No passado fomos capazes de “escapar pelos buracos” de certa maneira e anexar as nossas pequenas rodas uma à outra ligeiramente. Mas hoje estamos a mover-nos para um estado onde toda a pessoa está necessariamente a rodar numa embraiagem rígida com as outras, assim determinando se a humanidade se moverá numa direcção favorável ou desfavorável.
Desta forma, se planearmos as nossas vidas menos de acordo com o nosso egoísmo e de uma maneira mais integrada, alcançaremos uma conclusão comum que é necessário criar um sistema conjunto de governo, um governo mundial que unirá todas as nossas operações num único sistema. Desse modo alcançaremos maior entendimento deste sistema integral e preveniremos muitas catástrofes.
Vemos as tremendas mudanças a ocorrer no mundo hoje, tais como as revoluções nos países do Oriente Médio ou Próximo e não só lá. É assim que um governo mundial gradualmente se forma. A vida está a forçar-nos para isso. Mas seria melhor se tudo acontecesse de uma maneira mais humana e a abordagem para esse governo fosse mais ordeira.
Dr. Ulianov: Se supusermos que o homem representa e age pelas leis da Natureza, então quem o contrariará?
Dr. Laitman: Uma pessoa corrigida é oposta a uma egoísta. Antes de mais, é necessário agir menos egoisticamente.
Hoje qualquer jogo de proteccionismo leva a consequências horríveis. É como se estivesses a fazer rodar as rodas dentadas na direcção oposta. Isto é primeiro que tudo prejudicial a ti mesmo. É por isso que é necessário de algum modo impedir este movimento isolado, egoísta de cada pessoa na sua própria direcção. O mundo tem de estar convencido que cooperação é necessária. E hoje podemos fazer isso.
O que significa esta cooperação? Temos de trazer o mundo inteiro a seguir as decisões globais. Mas primeiro comecemos ao nos aproximar-nos! Imaginemos que não há América do Sul com os seus ditadores, nem governantes Orientais, nem EUA ou Rússia, nem Europa e nem a China com a sua população em explosão, mas que estamos todos num país global e integral. Hoje temos o poder de o fazer porque dependemos uns dos outros económica e politicamente e especialmente para a provisão de matérias-primas. Podemos alcançar esse estado de cooperação e então envolver o elemento de jogo.
Os pontos supramencionados foram retirados do livro A Psicologia da Sociedade Integral por Dr. Michael Laitman e Dr. Anatoly Ulianov.