R: Há somente uma Força, e ela é chamada o Criador. Ela aspira a trazer o homem à melhor situação possível. Mas esse poder trabalha sobre o homem como duas forças opostas, porque os atributos do Criador e aqueles da criatura são opostos um ao outro.
À medida que nos tornamos corruptos, sentimos a força positiva a agir sobre nós como negativa. Mas depois de nos corrigirmos a nós mesmos, sentimos-a como positiva. Nós mesmos determinamos se a força é negativa ou positiva, dependendo da nossa correcção, nossa espiritualidade.
Chamamos à força negativa, "Satã," mas o que quer que chamemos às forças, elas estão dentro de nós, não fora.
The Kabbalah Experience
O Criador esconde-se de nós especificamente para o nosso próprio bem de modo a que não sejamos esmagados pelos prazeres e deste modo torna possível que avancemos no caminho da fé, e adquiramos vasos de doação. Se queremos fazer alguma coisa que não é para nosso benefício, então imediatamente nossos corpos (egoísmo) exigem uma contabilização exacta sobre se é vantajoso fazer isto.
Pois sem uma meta, sem a recompensa de prazer, não somos capazes de trabalhar, e procurar todos os tipos de deficiências, desejos espirituais e defeitos na nossa meta espiritual ou direcções. Nossos corpos primeiro perguntam, "Para que propósito precisamos nós de estar envolvidos nisto?"
Nesta situação, o corpo e chamado "a inclinação do mal." Na fase depois desta, ele impede-nos de concretizar o que planeámos. Nesta situação ele é chamado "satã" (em Hebraico satan é derivado do verbo listot, que significa desviar) porque ele nos quer fazer desviar do caminho.
Depois disto, ele mata nossa espiritualidade ao levar todas as sensações da espiritualidade e nossa aprendizagem e nosso envolvimento na Cabala, e dá especificamente prazeres vestidos nas vestes deste mundo – nesta situação, ele é chamado “o anjo da morte.”
Alcançando Mundos Superiores