E Veio a Passar-se no Decorrer Desses Muitos Dias
Eu escutei
“E veio a passar-se no decorrer desses muitos dias que o rei do Egipto morreu; e os filhos de Israel suspiraram por razão da escravidão, e eles choraram, e seu choro subiu até Deus por razão da escravidão. E Deus escutou seu gemido” (Êxodo 2:23-4). Isto significa que eles sofreram tanto que já não o conseguiam suportar mais. E eles assim rogaram com oração, que “seu choro subiu a Deus.”
Mas podemos ver que eles diziam, “E se tivéssemos… quando nos sentámos pelos potes de carne, quando comemos pão até estarmos cheios.” E também disseram, “Lembramo-nos do peixe, que estávamos acostumados a comer no Egipto para nada; os pepinos, e os melões, e os alhos-porros, e as cebolas, e o alho.”
A questão é que, certamente, eles eram muito afeiçoados do trabalho no Egipto. Este é o sentido de “Mas se misturaram a si mesmos com as nações, e aprenderam seus trabalhos.” Isso significa que se Israel estão sob o domínio de uma certa nação, essa nação os controla e eles não se conseguem retirar do seu domínio. Assim, eles provaram suficiente sabor nesse trabalho e não puderam ser redimidos.
Então o que fez o Criador? “O rei do Egipto morreu,” ou seja que eles haviam perdido esta servidão. Assim eles não podiam trabalhar mais; eles compreenderam que se não há perfeição dos Mochin, a servidão é incompleta. Assim, “e os filhos de Israel suspiraram por razão da escravidão.” O trabalho significa que eles não foram suficientes para o trabalho, que eles não tinham vivacidade no trabalho.
Este é o significado de “o rei do Egipto morreu,” que todas as dominações do rei do Egipto, que ele fornecia e nutria, haviam morrido. Foi por isso que eles tiveram espaço para oração. E eles foram imediatamente salvos. E posteriormente, quando eles caminhavam no deserto e chegaram a um estado de Katnut (pequenez), eles desejaram a servidão que tinham antes da morte do rei do Egipto.