"Isto significa que se um se desconecta da sensação de que somente uma força opera na realidade, nas imediações e também dentro de si mesmo, em todo o lado e não há outro além d'Ele, certo? Isto se chama "Quem é o SENHOR que eu escute Sua voz?", ou seja, que há certa outra coisa a qual devas escutar, e se assim é então ele já se encontra sobre o domínio das Klipot" aula do dia 14-04-2014, Shamati 86
""E Faraó se aproximou", o Zohar interpreta que ele os aproximou de Tshuvá (arrependimento)." Isto significa o facto de cada vez desejos, pensamentos, confusão caírem sobre uma pessoa e o desconectarem de não há ninguém além d'Ele, isto é de propósito para que ela fortaleça a conexão sobre eles, acima deles, com 'não há ninguém além d'Ele" aula do dia 14-04-2014, Shamati 86
"Isto significa se uma pessoa não foge e ela está disposta a atravessar todas as confusões, todas as rejeições e adversões que Faraó, seu ego, lhe dá, sua natureza. Por fim através de todas estas voltas ele o trás ao Criador, de tal maneira que um compreende que senão a força superior, nada o ajudará, ou seja que a serpente aparentemente o agarra, o roda, o vira ao contrário, e nestas rodas e voltas, ele pensa 'talvez eu ganhe com a minha aprendizagem, ou com conexão, talvez eu ganhe com a disseminação, talvez eu possa ganhar com todos os tipos de dietas, espirituais e corpóreas, não importa.. Ele está disposto a fazer tudo menos o Criador, e esta serpente roda-o, roda-o, roda-o, até que ele chega à decisão de que somente o Criador pode fazer isto. Então aquele que permanece, segura-se a isto e a serpente derradeiramente o aproxima do Criador." aula do dia 14-04-2014, Shamati 86
"..somente através dos Kelim cruéis deste mundo ... consegues progredir, como mais? Quando te levantas às 02:00, quando vens estudar, então vais para o trabalho, então fazes mais algo de noite, diferentes tarefas, de onde vem toda a energia para isso vem? Tudo vem do nosso Faraó, do nosso ego, uma pessoa que o diminui não consegue progredir. Desta forma o nosso caminho não se trata de não fazer acções por parte do ego, mas pelo contrário, quanto mais ele nos empurra melhor, qualquer um maior que seu amigo, seus desejos são maiores que os seus. Egípcios? Claro, quem ajuda a progredir uma pessoa que quer alcançar o Criador? Faraó, este inteiro ego cruel numa pessoa, tens de o realizar completamente, o que significam 49 Portões de Impureza..? " parte 1 16-04-2014
"..e sempre que superaram, as questões dos egípcios vieram, e isto é chamado 'trabalho duro'". Tudo isso é em prol de sintonizar o homem para a conexão, nós temos um grande problema, estamos constantemente a tentar resolver os problemas sozinhos, daí que não tenhamos sucesso. E a solução simples e fácil é se resolvermos o problema juntos, se compreendermos que o trabalho é especificamente de conectar, e contra isso as questões são dadas, e no momento em que um está a olhar através do grupo não há questão, tudo se desenrola bem. Assim, esse é o problema, de não ver o problema directamente, em vez disso ele vos direcciona contra a conexão, e se uma pessoa vai em direcção da conexão, imediatamente o problema desaparece. Então constantemente a dificuldade é se não estás direccionado correctamente." parte 3, 16-04-2014
"É um problema, quando lemos textos de Cabalistas estamos a falar de 'superar', superar o quê?
Eu chego a atletas, eles têm de superar, eu vou para o exército, eles têm de superar algo, eu vou a estudantes, eles têm de superar, até no trabalho, toda e cada pessoa, supera toda a manhã com o alarme, então há aqueles que superam mais e superam menos, só que..
Esta superação é a superação de um desejo menor por um desejo maior, nessa mesma área egoísta, ou seja compreendo que tenho de me levantar de manhã e ir para o trabalho inversamente terei problemas, então eu considero os problemas em perspectiva de me levantar ou não, então eu levanto-me e vou, então isso significa que eu supero?
Eventualmente é um cálculo, de acordo com esse cálculo eu consigo fazer qualquer coisa, há pessoas que se vão matar, elas trepam montanhas, e dizem sobre elas serem 'heróis', elas sabem simplesmente como fazer um cálculo que uma acção que eu faço um cálculo e que me é difícil, e por vezes dizemos 'porque o fez ele?', como é ele um herói com isso? Ele fez um cálculo egoísta e ele recruta as forças a partir deste cálculo egoísta e tem sucesso, ou seja que a actividade inteira que os diferentes heróis deste mundo fazem, não há heroismo nisso, superar o quê?
Não há nada para superar, podemos tirar numa pessoa da rua agora, dar-lhe uma lavagem cerebral, fazer cálculos através da influência do meio ambiente sobre uma pessoa, ela recebe a força, a energia, o impulso de fazer coisas, de concretizar algo, sem problemas.
Ou seja, quando nós lemos artigos, cartas e lemos lá sobre a superação, forças que tens de superar num grupo, então é de acordo com a nossa força, a nossa situação, como muitos outros grupos, então começamos a ver que o nosso trabalho não é no mesmo nível.. Não é que uma pessoa tenha contra ela uma causa maior, uma causa menor, isto é mais vantajoso e isto não, onde ela possa brincar com diferentes metas e com a importância, e prefere uma à outra através da sociedade, conectando os dois e assim por diante..
Aqui é uma questão completamente diferente ao todo, aqui nós temos de preferir o que está fora de mim ao que está dentro de mim, e nisso que uma coisa é mais importante e que a outra coisa é menos importante, às coisas que estão dentro de mim. E se eu não fizer isto serei envergonhado e receberei golpes e se o fizer obterei valorização e dinheiro e assim por diante, não, aqui não consigo.
Aqui eu não tenho a habilidade de colocar a importância do desejo uno que é chamado um Kli de doação, um novo Kli, eu não tenho a habilidade de o valorizar, é algo que eu não sinto, é algo que está oculto de mim, desta forma esta sabedoria é chamada a sabedoria escondida, do oculto, e é esse o problema, até ao fim da correcção.
O trabalho é a toda a hora, como podemos descrever para nós mesmos um Kli externo com o qual não tenho conexão, para o qual não tenho atitude, completo desrespeito assim sendo por natureza, como passo eu a importância para ele? Que não me pertence, que é completamente desconexo.
A importância dos outros e assim por diante, como se eu não estivesse desconectado, simplesmente humanamente, eu participei no pesar das pessoas aqui e acolá, às vezes mais outras menos, mas houve certo tipo de relação, não, quando eu começo a pensar seriamente a pensar em como mudar o meu desejo o meu coração interior num coração exterior, de simplesmente me desconectar verdadeiramente e viver nos outros, eu vejo que é algo que não existe, que é impossível.
E o sistema inteiro que construímos é para que uma pessoa cuide de alguma do Kli externo com o qual ela não tem qualquer conexão, valorizar o Kli externo que ela não valoriza de todo, ou seja amar os outros mais que a mim mesmo, mas realmente mais que a mim mesmo, e tomar tais acções que parece parece que saímos de nós mesmos, não simplesmente para 'os outros', para 'os outros' é impossível, mas se for para um grupo com apoio mútuo, somente em prol de atrair a Luz Reformadora.
Onde compreendemos que no nosso Kli particular, temos de trocar o Kli externo que não existe, eu não o compreendo, então quando compreendemos que essa é a meta, que em vez de pensar e me amar a mim mesmo, pensar e amar o outro e viver nele a toda a hora, compreendes que é isto que tens de fazer, fazer esta transição, então compreendes que é impossível sem a força superior, sem a Luz Reformadora.
Que é bom estar fora de ti, estar fora de ti mesmo é bom e estar dentro de ti mesmo é mau e esta é uma transição que somente a Luz Superior pode fazer, somente com o próprio Criador, então todo o nosso trabalho é como fazer acções que atraiam a Luz Reformadora e ela nos passe de dentro para fora, de mim para os outros.
E daqui todas as acções que devemos fazer, na disseminação, no estudo, workshops, tudo o que temos, só de modo a necessitar da acção da Luz Reformadora de modo a que ela faça esta transição, que todo o meu coração e mente estarão fora de mim mesmo e então este animal no qual eu vivo agora, desaparece da minha vista, ele não existe, onde estou eu?
Eu estou em todos e isto é chamado 'a minha alma', mas como chego eu a isso? Eu chego a isso ao me conectar à sua animalidade, à corporalidade dos outros, e se eu me conecto à sua corporalidade\animalidade de forma a alcançar o Kli correcto descobrir o Criador e lhes dar contentamento, então a sua corporalidade se torna a minha espiritualidade. Isto é, que até no mundo corpóreo se organizarmos a nossa atitude para os outros correctamente então eu vejo perante meus olhos o Kli espiritual, está escrito num artigo que a corporalidade dos amigos é a minha espiritualidade, algures." parte 1 18-04-2014
"ninguém nos mantém no Egipto, nós próprios não queremos sair" parte 1 18-04-2014
""..segue-se que a coisa principal no exílio é pensar que há um ministro do Egipto, ou seja que ao ministro foi dada força e ele governa Israel". E não que o Criador está a fazer isto. (...) "..se eles não fugiram da batalha a meio do trabalho, então lhes foi concedido verem a verdade, que não há ministro aqui que tenha impedido suas orações, em vez disso o próprio Criador fez todas as acções, como está escrito 'pois EU sobrecarreguei seu coração', ou seja que o SENHOR assim fez para que eles vissem quão longe estão da santidade, portanto que o Criador revelou o mal a eles de modo a que vissem os Seus augúrios, que especificamente por todo este mal ser revelado o Criador os pode ajudar a alcançar este estado completo." Então qual a diferença entre Faraó e o Criador? Como pode uma pessoa receber esse controle? Ao todo não há diferença, somente para com o homem. É a mesma força, não há ninguém além d'Ele, mas se uma pessoa consegue ver as acções correctamente pelas quais atravessa, então ela decide 'Bom, isto é Faraó, a inclinação do mal', se ela consegue superar esse cálculo, o seu cálculo pessoal, então ela vê que foi o Criador, e não há Egipto nem nada, tudo se torna a terra de Israel, um desejo que está direccionado para o Criador, Yashar Kel. Somente dentro de nós, é aí que mudam os valores" parte 3 18-04-2014