Amor De Acordo com a Cabala
…O que é "amor" no nosso mundo? É quando alguma coisa desperta um sentimento em mim que eu posso obter prazer dela. Eu então aspiro a esta coisa, a esta centelha de Luz. eu quero aproximar-me desta Luz e me conectar a ela, para que ela me preencha. O prazer pode vir de comida, sexo, família, dinheiro, poder, ou conhecimento. Mas ao que me conecto realmente? Eu conecto-me à centelha de prazer que entra no meu desejo por prazer. É isto o que "amor" no nosso mundo é.
…Verdadeiro amor é quando você preenche os desejos de outro como se eles fossem os seus. Isto significa que você ama o seu próximo em vez de a si mesmo. É quando você trabalha com e preenche o seu desejo. Isto é amor pelo seu próximo.
Condição do Amor
…Eu chamo à minha atitude a alguma coisa que me trás prazer "amor." Eu amo café; desta forma eu bebo-o. Eu sinto prazer quando faço isto. Isto significa que eu o amo. Por outras palavras, eu amo o prazer que está no café. Este não é o amor que estamos a discutir. Você usa esta palavra para uma sensação completamente diferente e e atitude para um objecto. Amor não é recepção de prazer de alguém; ele é dar ao objecto de amor…
…Na Cabala o amor tem uma definição cientifica muito espaçosa. Falando abreviada e aproximadamente, é quando uma pessoa consegue sentir o mundo interior de outra pessoa, seus desejos, necessidades, e serve para a preencher. A sensação que ela sente enquanto preenchendo outrem é chamado "amor." Ao mesmo tempo, ela sente-se a si mesma deleitada.
Não há amor no nosso mundo. Ao que chamamos amor é uma aspiração por prazer, ou para ser preenchido por prazer. Por outras palavras, o amor corpóreo é a sua gratidão para aquilo que lhe dá prazer. Ele é medido pelo grau do seu preenchimento da fonte de amor.
Amor espiritual funciona diferentemente. É quando uma pessoa se eleva acima do seu egoísmo e já não depende dele. Ela então começa a percepcionar os desejos dos outros como seus, e se une com o desejo inteiro que foi criado pelo Criador (com a alma comum, Adam).
…Quando falando do reino deste mundo onde todos nos encontramos entretanto, amor certamente não pode existir além do ganho pessoal. Quando nos voltarmos para as pessoas que se ocupam a si mesmas com a natureza do homem, elas nos contarão que é tudo somente hormonas, hábitos, cálculos, e não mais. Até a mãe que ama seu pequeno filho está, afinal, a agir a partir dos seus impulsos internos, a partir de amor natural. Caso desconectássemos seu amor pelo seu filho, ela não teria mais amor por ele do que tem pelo filho do seu vizinho. Baseando-se em instinto natural, ela não pensa no filho do seu vizinho, mas pensa constantemente no seu porque a natureza a compromete a amá-lo.
É o mesmo com parceiros. Quando duas pessoas se encontram e estão interessadas uma na outra, isso é semelhante ao "amor por peixe," que significa que um ama o outro porque ele me é útil. Eu tenho certa cobiça ou benefício no nosso encontro. Isto se chama amá-lo, embora na realidade isso seja o amor do que eu posso receber dele. Na realidade, eu estou a explorá-lo. Não pode haver qualquer outro tipo de relação no nosso mundo, na nossa vida.
Nosso amor comum por algo emerge porque o objecto que amamos contém prazer, certo tipo de Luz ou até micro-dose de Luz…. Este objecto podem ser crianças, o sexo oposto ou comida deliciosa…
A Respeito do Amor
Pergunta:
Pode você dar uma explicação Cabalística para o sentimento de amor?Dr. Laitman:
…a Cabala diz que o maior prazer no mundo é a percepção de união com o Criador. Nosso amor terreno é meramente um reflexo deste amor superior…Pergunta:
Quais são as razões objectivas para o surgimento deste sentimento – amor?Dr. Laitman:
Amor no nosso mundo e no mundo Cabalístico é uma reacção específica a prazeres…Nosso amor comum por algo emerge porque o objecto que amamos contém prazer, certo tipo de Luz ou até micro-dose de Luz…. Este objecto podem ser crianças, o sexo oposto ou comida deliciosa…
Mulheres, Relacionamentos e Cabala