Pergunta: O que é Emuná (fé) na Cabala?
Resposta: Na Cabala, fé é doação. É quando um é capaz de doar apesar da sua vontade de receber. Isto é chamado, “fé acima da razão.”
A natureza de uma pessoa é a vontade de receber, e fé é a qualidade de doação que é oposta à nossa natureza. A única maneira para nós adquirirmos a qualidade de doação é com a ajuda da Luz Superior, porque ela nos dá a habilidade de nos elevarmos acima de nós mesmos e agirmos a partir de um desejo diferente: pelo bem dos outros, ou pelo bem do Criador. Um então age a partir deste desejo, em vez do seu próprio desejo natural. E devido a isto, um se torna dependente do Nível Superior (um se torna "o escravo do Criador") em vez de si mesmo (um "escravo de si mesmo").
Se tu tens fé em mim, isso significa que tu ages pelo meu bem com todas tuas habilidades. Na realidade, tu te tornas como eu. Isso é porque normalmente, cada pessoa é completamente oposta à outra. Mas se alguém tem fé em mim, isso significa que ela neutralizou seus desejos em respeito a mim, e através destes desejos, ela e eu somos um.
O oposto da fé é conhecimento, que é quando agimos pelo bem de nossos próprios desejos. Fé, contudo, é quando agimos pelo bem de preencher os desejos dos outros. Quando uma pessoa tem esta qualidade, ela é capaz de sentir coisas fora de si mesma, através dos desejos dos outros. E o que um sente através destes desejos é o mundo superior e espiritual. É por isso que fé está proximamente relacionada ao amor (amor por outra pessoa), porque amor é a habilidade de substituir o seu próprio desejo com o desejo de outra pessoa, e preencher esse desejo.
As Mecânicas da Fé, A Habilidade de Doar
Eu recomendaria fazer o seguinte, embora cada um seja livre de imaginar o que quer que lhe apeteça, no momento em que um tem fé, uma intenção para a doação, para sair do meu ego, acima de meu ego, e eu ainda não tenho os verdadeiros poderes para fazer isso, mas pelo menos uma inclinação para isso, que eu gostaria de a ter, correspondentemente, de acordo com o tamanho dessa inclinação, eu recebo a Luz Reformadora que já corrige meus Kelim. Então esta fé, ou seja a inclinação fora de mim mesmo, para a doação, para sair fora de mim mesmo é na realidade a chave para tudo.
"No entanto, aqueles sem fé são como morcegos. Eles não podem olhar para a Luz do dia porque a luz foi invertida para uma escuridão mais terrível do que a escuridão da noite, dado alimentarem-se apenas na escuridão da noite.
Desta forma, os olhos das pessoas sem fé estão cegos relativamente à Luz de Deus; portanto, a luz torna-se escuridão para elas. Para elas, a poção de vida é transformada numa poção de morte. É sobre elas que o texto diz: "Ai de vós que desejais o Dia do Senhor! Porque tenderias o dia do Senhor? Ele é escuridão e não luz". Assim, em primeiro lugar, uma pessoa deve tornar a sua fé total.
Isto responde ainda a outra questão em Tosfot (Taanit pág. 7): "Aquele que pratica Torá Lishma, a sua Torá revela-se-lhe uma poção de vida. E quem pratica a Torá Lo Lishma, a sua Torá torna-se para ele uma poção de morte." Eles perguntaram: "mas, eles disseram, 'Uma pessoa praticará sempre a Torá, mesmo em Lo Lishma, e de Lo Lishma ele chegará a Lishma'".
De acordo com o explicado acima, devemos dividi-lo simplesmente"
Isto é, posso sempre me envolver em Torá? Diz-se, "Um sempre se deve envolver em Torá pois de Lo Lishmá ele chegará a Lishmá," então eu pego na Torá e estudo-a e trabalho nisso, me envolvo nisso de manhã à noite, de noite a manhã, isso ajuda?
Não ajuda. Podemos ver que em prol de alcançar a regra de "ama teu próximo como a ti mesmo", a abertura dos olhos na Torá, a revelação do Criador ao ser criado isso não ajuda, porque não ajuda?
As pessoas estão dispostas a investir suas vidas inteiras, verdadeiramente, e há tais pessoas e muitas, eu as vi, eu conheço tais pessoas, porque isso não as ajuda?
Pois eles não adquiriram fé em antemão, porque não estão preocupados com fé, em vez disso estudam simplesmente a Torá sem o pré-requisito da fé, esse é o problema. E desta forma podemos ver milhares de pessoas que estão verdadeiramente imersas na Torá com o seu coração inteiro mas este princípio elas não o têm, deste modo elas não vêem os resultados que a Torá deve trazer.
Pergunta: Não é fé o resultado? Soa que fé é o princípio do caminho, não é ela o resultado do caminho?
Resposta: Não, não, se tu adquires fé e com essa fé estudas as Torá, tu alcanças realização e a realização já é na correcção dos vasos em vasos que estão corrigidos de acordo com o Doador, Aquele que é bom e faz o bem, não há outro senão Ele. Se não tens fé todo o teu esforço é o oposto, tu te tornas um morcego em vez do galo, não anseias pela doação, tu então anseias através da Torá alcançar todos os tipos de sucesso corpóreos. Porque fé significa doação, que eu anseio pela doação, para sair acima da vontade de receber é isso que tenho de adquirir primeiro e isso também é através de certo estudo e certas acções, é assim que o adquirimos, mas sem isso, não deves sequer continuar, é simplesmente uma perda de tempo, porque a Torá pode ser a poção da vida ou a poção da morte.
Pergunta: Isto significa que estou inteiramente em recepção e é suficiente ansiar estar em doação? Isto é fé?
Resposta: Bom veremos em breve. Contudo deve ser claro para nós.
Continuação da leitura:
"..Em Tosfot (Taanit pág. 7): "Aquele que pratica Torá Lishma"
..Ele não foi ensinado que ele tem de mudar, que ele tem de criar esta inversão dentro dele, esta inversão espiritual, o seu desejo tem de ser invertido que o seu desejo tem de mudar de em prol de receber para em prol de doar, de ódio para amor, para a conexão, para abraçar o todo dos seres criados. Ele não foi ensinado que este tem de ser o resultado do estudo.
Continuação da leitura:
"..porque ele não acredita em recompensa e punição nessa medida.."
Então aqui estamos no ponto de viragem onde um homem vai para este lado ou para o outro e a inteira sabedoria da Cabala está na realidade nesse ponto, em prol de alertar uma pessoa, agora perante você há dois caminhos então tome cuidado, pode usar a Torá como uma arma má e pode usá-la como a Luz da Vida, é tudo. Daí que vejamos por vezes fenómenos que não são assim tão bons como resultado do estudo da Torá.
Continuação da leitura:
"..o justo viverá pela sua fé"
Isto significa que não temos qualquer problema, nenhum problema pessoal com ninguém senão fé, ou seja a sensação da necessidade, a urgência de nos elevarmos acima do nosso desejo, acima da nossa natureza e sairmos dela para a doação, de sairmos para os outros, nos conectarmos com eles, dentro dos outros, dentro do que está fora de mim e então descobrir que fora de mim há somente o Criador.
Essa inclinação gradualmente desperta numa pessoa, ela é formada dentro da sua sensação e então começa a ser necessária, e então um começa a ansiar mais e mais, bom quando me acontecerá que serei capaz de estar em fé, em doação podem dizer, há diferenças cada palavra tem o seu preenchimento mas..
Pergunta: Yosef de Jerusalém pergunta, onde adquire fé?
Resposta: Bom, através do estudo, através da disseminação, amigos, workshops, tudo o que fazemos, não importa, o envolvimento muda, tu não estudas as Dez Sefirot, o Talmud Bavli, artigos, vais disseminar, não importa, ao todo deves-te envolver no que vem parar à tua mão, no que quer que o Criador convide como importante num tempo especifico.
Mas para que estudas? Isso tem de ser muito claro, tem de estar constantemente no interior, suponhamos que uma pessoa quer comer então ela sente-o aqui certo? E essa sensação ela pode estar a trabalhar ou a viajar mas ela sente constantemente que ela falta ali, então essa sensação de uma carência tem de estar lá, a falta de fé. É isto que temos de alcançar e porque não a carecemos naturalmente é somente através de "cada um ajudará seu amigo" ao ajudar, representar que ela nos falta e de tal modo podemos certamente nos influenciar uns aos outros.
Da aula sobre Introdução a TES, 2014-08-22