Nas Notícias (de JTA Org): “Sondagem: Maioria de Israelitas sabem que o Templo foi destruído em Tisha B’Av” Noventa e sete por cento de adultos Israelitas sondados sabem a data Judaica da destruição do Templo Sagrado, relatou uma sondagem … Certos 64 por cento de adultos Israelitas sondados, incluindo cerca de 47 por cento de Israelitas seculares, disseram que gostariam de ver o Templo em Jerusalém reconstruído.
Meu Comentário: Isso está certo: eles "aguardam," esperam que alguém venha e o construa para eles. Em acréscimo, eles pensam que o Templo é um edifício onde rituais específicos são realizados, e um lugar que possa dar novos empregos ao povo. Eles vêem-o como uma confirmação da sua herança (e de si mesmos), como atracção turística e um instrumento político.
Contudo, ninguém se apercebe que "a construção do Templo" significa que cada cidadão criará a qualidade de amor e doação no interior. Ou por outras palavras, que ele é a transformação de uma pessoa de egoísta a uma que ama todos.
Não é este Templo que as pessoas lamentam, mas suas próprias ambições interesseiras. Está escrito que o Templo foi destruído devido ao ódio sem fundamento das pessoas umas para as outras. Está também escrito que por cada dia que o Templo não é reconstruído, ele é destruído. Isto significa que enquanto as pessoas não se corrigem a si mesmas, seu "amor pelos outros como a si mesmas" (que elas tinham durante os tempos do Templo) permanecerá destruído.
De certo modo, ninguém parece estar preocupado com o facto de que este relacionamento de amor falta entre todos os cidadãos da sociedade Israelita. E o sistema de educação - seja secular ou ortodoxo - não inspira qualquer verdadeira aspiração pelo Templo.
Desta forma, as percentagens da sondagem acima são falsas: as pessoas não compreendem a verdadeira essência do Templo.