Qual é a essência da religião? É ela dada para o benefício dos seres criados ou pelo benefício do Criador? Onde está a recompensa que ela promete, neste mundo ou no mundo vindouro?
Como Baal HaSulam escreve no seu artigo “A Essência da Religião e Seu Propósito,” ninguém sabe as respostas certas a estas perguntas. Nas suas ilusões, as pessoas não compreendem o que é chamado "religião."
Religião é a atitude humana para a força superior que controla toda a natureza. Aparentaria que dado que ela controla tudo e eu estou aqui contra minha vontade, que não há nada que possamos fazer acerca disso. Contudo, aparentemente nosso relacionamento com ela é tal que eu posso fazer alguma coisa a mim mesmo: escapar ao mal ou procurar o bem. Abreviadamente, se eu desenvolver a atitude correcta para sua influência sobre mim, então eu posso mudar alguma coisa na minha vida.
Então uma certa conexão estabelecida pelo ser humano à força superior, e correspondentemente, pela força superior ao humano, é chamada "religião." Logo, "religião" é um sistema de relações bilaterais entre o Criador e os seres criados.
O problema é que ninguém está familiarizado com este sistema; todos estão mistificados com ele. Alguns levam a direcção errada, outros levam outra. Alguns afirmam que o Criador é uma coisa, e alguns outra. Cada um está confuso à sua própria maneira, e ninguém sabe onde a verdade reside, onde uma recompensa está, e que tipo de recompensa. Pelo contrário, não vemos no nosso mundo que alguém tem uma boa vida, e no fim, todos sofrem. E o mundo futuro está escondido no nevoeiro; é isto o que eles nos "vendem"…
Como resultado, temos uma grande barafunda com a religião. O facto é que esta confusão englobou toda a geração moderna. Se a religião nos tivesse dado respostas para as perguntas que afectam nossa existência, se ela tivesse explicado como viver no mundo, ganhar e concretizar sucesso neste mundo e no mundo futuro, como nos damos bem uns com os outros, é claro que teríamos observado cânones religiosos. Mas dado que a religião não dá respostas, as pessoas abandonam-a. Uma pessoa torna-se mais fraca e abandona sua estrutura, até se ela continua a segui-la como formalidade.
Este é um desacordo interior; um abandono da religião é chamado a "queda das gerações" e isso é dado, e não consegues concordar com isso. A razão é que não recebemos as respostas correctas para as questões milenares da religião e não sabemos o que ela representa na realidade.
É claro, ninguém é culpado, e ninguém pode ser censurado. Este é o processo; o programa da criação deve ser realizado em nós deste modo, nos trazendo ao momento em que finalmente nos questionamos a nós mesmos as três perguntas listadas acima. Se lhes respondermos correctamente, saberemos o que "religião" é; por outras palavras, como podemos construir o relacionamento certo com a força superior. E como resultado, podemos ser capazes de obter prazeres neste mundo e no mundo futuro, para nosso benefício e o benefício do Criador.
De qualquer modo, devemos clarificar, resolver, este problema. Em qualquer caso, estamos sob certo poder superior, e precisamos de descobrir qual é o relacionamento adequado com ele. Isto promete benefícios, e é por isso que precisamos de alcançar isto de uma maneira simples e prática.
É isto o que temos para oferecer a um amplo público, "Vamos descobrir que natureza há neste mundo em que vivemos." Em Gematria, o sentido de natureza (הטבע) é o mesmo que a palavra “Deus” (אלה – ים). Todos vivemos nesta "bolha," e dia após dia ela ameaça-nos mais e mais: no nível da natureza inanimada, vegetativa e animal, bem como nos relacionamentos humanos. É suficiente que os cientistas hoje prevejam todos os tipos de desastres naturais. Quem sabe o que nos espera? Em geral, vemos que a natureza, ou seja, o Criador, nos mostra não a atitude mais amigável. Há algo sobre o qual melhorar. Vamos ver se somos capazes de o fazer. Obviamente, está nas nossas mãos.
Esta verificação é certamente vantajosa. Precisamos de descobrir qual deve ser nossa atitude para Deus, ou para a natureza. Isso certamente nos beneficiará.
[119132]
Da 4ª parte da Lição Diária de Cabala, Escritos de Baal HaSulam