No Exílio, Israel são nutridos dos restos das nações
Terumá [Donativo]
485) E vós comereis e sereis satisfeitos, e vós abençoareis o Senhor vosso Deus. Quão felizes são Israel porque o Criador os favoreceu e os aproximou d'Ele de entre todas as outras nações. Por Israel, Ele dá Sua comida e saciedade ao mundo inteiro. Não fosse Israel, o Criador não daria nutrição ao mundo. E agora que Israel estão em exílio, é tanto mais assim: o mundo recebe sete vezes nutrição e saciedade para que um extracto disso seja suficiente para Israel.
486) Quando Israel estavam na terra santa, nutrições desceriam até eles de um alto lugar, e eles deram um extracto às nações idolatras, e todas as nações se alimentavam do extracto. Agora que Israel estão no exílio, a questão foi virada ao contrário de uma maneira diferente, a comida chega às nações do mundo e Israel recebem um extracto disso.
487) Há uma alegoria sobre um rei que fez uma refeição para seu agregado. Enquanto fizerem sua vontade, eles comerão na refeição com o rei e darão a parte dos ossos para os cães mastigarem. Quando seu agregado não faz a vontade do rei, ele dá a refeição inteira aos cães e os ossos ao seu agregado.
488) Enquanto Israel fazem a vontade de seu Mestre, eles comem na mesa do Rei e a refeição inteira é preparada para eles. Na sua alegria, eles dão os ossos, que é o extracto, às nações idolatras. Enquanto Israel não fazem a vontade de seu Mestre, eles são exilados e a refeição é ada aos cães, enquanto a eles lhes é dado o extracto, como está escrito, "Assim os filhos de Israel comerão seu pão impuro entre as nações," pois eles comem o extracto de seu desgosto, sua comida repugnante. Ai do filho do rei que se senta e espera pela mesa do servo, que o que sobra de sua mesa é comida.
IN Unlocking the Zohar
IN Unlocking the Zohar