"E eles disseram: Vinde, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra."
A Babilônia Histórica
E lá está ele, o primeiro e incrivelmente importante evento que virou o mundo de cabeça para baixo, o início da construção da Torre de Babel. É uma história que se passou a cerca de 4.000 anos atrás, ainda continua surpreendentemente atual até hoje.
Qualquer evento histórico que você possa pensar é uma consequência do que já aconteceu no reino espiritual.
Há um ditado na Cabalá que "não há uma folha de grama abaixo que não tenha um anjo acima que a atinja e diga": "Cresça"! Assim é o caso da Torre de Babel. Ela realmente existiu como os anais da história confirmam.
Na virada do século 20, o arqueólogo alemão Robert Koldewey descobriu a antiga cidade de Babilônia, no Iraque de hoje. Ela continha as ruínas de uma torre cujas dimensões eram (em metros) 90x90x90. Heródoto, o antigo historiador grego que viveu no século quinto AC, descreveu a torre como uma pirâmide de sete camadas de dimensões análogas.
Babilônia dentro de Nós
As descobertas acima são, na verdade, hipóteses sobre a prova física da existência da Torre de Babel. Nós, no entanto, estamos mais interessados nas raízes do que no que realmente aconteceu. Nós nos esforçamos para entender a causa, correlacioná-la com o nosso mundo interior, e nos certificarmos que a divisão que teve lugar, em seguida, não se repita. Ao atingir os mundos espirituais podemos influenciar a causa de tudo o que transparece, e, assim, mudar o nosso destino, o destino do mundo e o destino da humanidade como um todo.
Assim, os moradores de Babilônia decidiram construir uma "torre até o céu." Com o intuito de esclarecer e também sendo mais uma prova, vamos nos referir às palavras da Torá oral (Midrash), que é inteiramente baseada na interpretação da Torá escrita. Isto é o que o Midrash nos diz sobre o assunto: Os babilônios conheciam a história do dilúvio. Eles viviam com medo de que o mesmo destino poderia cair sobre eles. Assim, eles procuraram um lugar onde pudessem habitar em segurança. Em última análise, eles encontraram um vale na terra de Babilônia, que era grande o suficiente para mantê-los todos.
Depois as pessoas coroaram Nimrod como seu rei. E uma vez que todos eles se estabeleceram na Babilônia, Nimrod, essencialmente, tornou-se rei de toda a população da Terra.
Nimrod propôs ao povo: "Vamos construir uma cidade grande, onde todos possamos viver. E nesta cidade vamos erguer uma torre muito alta.” Seus súditos ficaram encantados com a ideia.
Ele disse: "Vamos construir uma torre tão alta que a parte superior chegará aos céus, e vamos criar um nome, para que outro dilúvio não venha e nos espalhe por todo o mundo".
O Novo Ego Mais Forte, Coroado como Rei
No entanto, apesar de todos estarem unidos na crença de que uma torre deveria ser construída, as opiniões sobre o propósito de sua construção eram diferentes.
Algumas pessoas pensaram: "Em caso de outro dilúvio, vamos subir até o topo da torre, onde a água não deverá nos alcançar."
Outro grupo pensou: "Vamos criar um nome," com o objetivo de construir um lugar de reunião no topo da torre e adorar os seus deuses lá, assim sendo seriam salvos de qualquer calamidade.
Outros ainda protestaram: "É injusto que só o Criador seja o Senhor dos reinos acima, limitando nosso domínio do mundo abaixo".
Você vê o ego falando?!
"Nós vamos alcançar os céus em nosso próprio país, sem a ajuda do Criador. Nós vamos dominar o mundo, e não Ele. Vamos construir para nós uma torre tão alta que a parte superior vai alcançar os céus, e vamos criar um nome”.
De onde vem está essa audácia? A resposta é que eles chegaram a um novo grau.
Precisamente porque eles foram capazes de concluir a graduação anterior, eles receberam o egoísmo adicional para trabalhar.
Neste novo grau o ego é o rei, e seu nome é "Nimrod", da palavra, Meridah, ou seja, rebelião.
"E assim, as pessoas coroaram Nimrod para ser seu rei. E uma vez que todos eles se estabeleceram na Babilônia, Nimrod, essencialmente, tornou-se rei de toda a população da Terra.”
"Nimrod" é uma força egoísta nova e poderosa que governa todo o ego. E é contra esta força que você deve lutar agora.
Abraão, a Força Altruísta Aparece, Capaz de Derrotar Nimrod
À primeira vista, o ego (Nimrod e seu povo) parece ter ganho.
A construção da torre era um empreendimento gigantesco. Porque não havia nenhuma pedra na Babilônia, o povo criou um novo material de construção: eles queimaram argila no fogo e os tijolos resultantes foram usados no lugar de pedra.
Os tijolos eram feitos como que sozinhos: quando as pessoas assentavam um tijolo, eles descobriam dois na parede, e quando colocavam dois, quatro tijolos apareciam na parede.
O que esta passagem quer dizer? É a voz do ego (Rei Nimrod e seu povo), dizendo: "Nós não precisamos da Força Superior, vamos desenvolver a tecnologia de construção, vamos acreditar apenas em nossas mãos, em nosso próprio intelecto, e vamos ganhar.”
A torre cresceu e cresceu, e logo se tornou tão alta que levou um ano para subir ao seu topo.
Os construtores eram tão fanáticos em seu desejo de completar a torre que sempre que um tijolo caia ou quebrava, lamentavam: "Como será difícil substituí-lo", "Mas quando uma pessoa escorregava e caia para a morte, ninguém tinha consideração por ela."
Um dia, um homem chamado Abraão, filho de Tare, estava passando pelo local da construção da torre. Tinha quarenta e oito anos de idade na época, e famoso por se opor à construção da torre. Quando ele se aproximou e foi convidado, "Junte-se a nós na construção da torre, pois você é um homem poderoso e vai ser muito útil", ele se recusou, dizendo: "Vocês renunciaram ao Criador. Quem é a Torre? Decidiram O substituir por uma torre de tijolos!”.
É assim que a força altruísta que corresponde a este grau egoísta se manifesta em nós. Esta força é a única capaz de derrotar Nimrod, e seu nome é Abraão.
Esta força lança um aviso quase de passagem. Ela ainda não é capaz de lidar com o egoísmo aumentado, mas sua voz já pode ser ouvida, e isso é muito importante.
"O Sentido da História Bíblica da Torre de Babel" é baseado no livro de Semion Vinokur Os Segredos Do Livro Eterno