Assim começa o capítulo sobre Noé, imediatamente confunde o leitor com o que parece ser uma história simples sobre o nosso mundo.
No entanto, confunde apenas aqueles que ainda não estão prontos para ler a Bíblia de forma diferente, ainda encontrando a narrativa histórica simples sobre uma pessoa chamada Noé, como sendo satisfatória.
Pergunte-se: "Onde estou nesta história de Noé?" Ou melhor ainda, "Qual é o sentido do meu Noé interior?" Você deve procurar uma única abordagem para o conteúdo deste livro: "Tudo o que eu li aqui é sobre mim." Noé, o justo, sua esposa, filhos, e todos os animais, a arca e a Torre de Babel tudo existe dentro de mim. Eles são forças, desejos que governam os meus mundos interiores e exteriores. Tudo o que tenho a fazer é chegar até eles e senti-los, e as portas para todos os segredos se abrirão para mim.
Achar o Ponto de Noé no Meio de Nossos Desejos
"E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida, porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra."
Isto significa que todos os nossos desejos são egoístas.
No entanto, ainda vemos no meio de toda a corrupção certo ponto, minúsculo e solitário, que é completamente o oposto de tudo o mais na terra. Este é o “ponto no coração.”.
No primeiro nível egoísta, este ponto é chamado de "Noé". O Noé dentro de nós é o nosso primeiro desejo espiritual Pode ser pequeno e quase imperceptível, mas já sentimos que vive dentro de nós. Assim, descobrimos Noé.
A centelha de Noé vive dentro de cada um de nós. O problema é que estamos cercados por pilhas de egoísmo que continuamente abafam sua voz suave. Na medida em que o ego cresceu, Noé foi coberto por mais e mais camadas, oprimindo-o com desejos incessantes. A busca do prazer distanciou o homem de Noé, tornando-o mais rude e mais egoísta enquanto que a voz de Noé tornava-se mais e mais fraca. Finalmente, ficou essencialmente em silêncio.
Mas Noé não foi para nenhum lugar. Ele constitui a base da alma do homem. Na verdade, ele é eterno, e simplesmente aguarda o momento em que o homem vai voltar para ele.
Na verdade, esse ponto que chamamos de "Noé.", é o centro dos nossos desejos e está diretamente ligado ao Criador. Ele também é eterno, enquanto os desejos egoístas que o rodeiam são de curta duração, fugazes, vãos e vazios. Só o que aspira subir, ao mundo espiritual é eterno, e é aí que o nosso desejo conhecido como "Noé" tem seu objetivo.
Noé Salvando-nos da Influência Externa Prejudicial
Você já queria parar de repente essa louca corrida de ratos que chamamos de "vida", fechar os olhos, tapar os ouvidos, e sentir o silêncio que vive dentro de você? Alguma vez você já quis ouvir a voz interior, não obscurecida por influências alheias?
A TV, rádio e jornais o pulverizam com propagandas, as pessoas, tanto familiares ou estranhos forçam seus pensamentos e desejos em você. Dinheiro Poder! Fama!
Sua voz interior foi suprimida, sufocada por tudo o que está acontecendo ao seu redor. Enquanto você corre ao longo da estrada da vida, você é estimulado por desejos estranhos. E só depois você percebe que estava errado, que você nunca quis nada disso, que essas coisas estavam simplesmente sendo ditadas a você, sendo forçado por outra pessoa a acata-las.
Como é bom ser capaz de parar e ouvir o seu próprio desejo, único, puro e desconectado do mundo material. É o desejo de experimentar a espiritualidade, que é conhecido no Antigo Testamento como "Noé". Ele vive dentro de você, não importando se você é um presidente ou um assassino.
Se você pode ouvir a Noé dentro de você, esta pequena centelha altruísta chamada de "Noé o Justo," se você pode sentir o desejo de subir acima deste mundo, então você está pronto para alcançar a paz, a segurança e a eternidade que esperam por você em seu caminho espiritual.
Noé: O Ponto Que Conduz o Mundo ao Criador
Lembramos que a palavra "terra" (Em hebraico Eretz) deriva da palavra Ratzon, ou seja, desejo. Portanto, "A terra estava cheia de violência" e "estava corrupta" significa que seus desejos são corrompidos: você se esgota em busca das posses dos outros, você é completamente egoísta, e você vive apenas para si mesmo.
Mas não há realmente resposta para tudo isso? Claro que há. Encontre o "Noé" dentro de você e salve a sua vida, como diz o texto: "E eis que os farei perecer juntamente com a terra.” Siga os conselhos do Criador, pois Ele é o Intelecto Celestial ou a Lei Suprema, e é isso que Ele diz: "Mas eu estabelecerei a minha aliança contigo, e você entrará na arca, tu, e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos contigo. E de todos os seres viventes de todas as carnes, dois de cada espécie deverás trazer contigo para dentro da arca, para conservá-los vivos contigo; devem ser macho e fêmea."
O mundo inteiro está dentro de você. Você está no mais alto grau de existência, a ponta da pirâmide, que inclui todas as almas animadas, vegetativas, e inanimadas localizadas abaixo de você. Elas estão "sujeitas" a você, como uma verdadeira criatura que tem uma alma e a responsabilidade de elevar-se e também a todo o mundo para o nível do Criador.
Assim, este capítulo descreve como o desejo chamado de "Noé" dentro de você reúne todas as peças corrigidas da alma (humana, animal, vegetal e até mesmo as partes não corrigidas que aspiram por correção), que é o significado de "dois de cada espécie", e entra na arca com eles.
A arca é um tipo de tela, um campo de força de proteção que você cria em torno de você, e que o ajuda a resistir a distúrbios externos, ou seja, todas as influências egoístas deste mundo.
Com a ajuda da arca, a tela de proteção, que procura respostas para as perguntas: "Quem sou eu? Para que estou vivendo? O que é mais importante para mim na vida”?
Você está se preparando para encontrar a resposta, e você já tem certeza de que sua pesquisa vai ser bem sucedida, uma vez que o ponto no coração dentro de você já acordou e não vai deixá-lo descansar por um momento. Este ponto mantém contato direto com o Criador, e à medida que cresce dentro de você, ele forma um vaso que está pronto para receber a Luz Superior. Essa é a voz que você ouve, dizendo que você está no caminho certo e que você definitivamente vai chegar ao Criador, mesmo que você ainda não O sinta.
"Qual É o Sentido da História de Noé na Bíblia?" é baseado no livro de Semion Vinokur Os Segredos Do Livro Eterno