Uma mulher entrou na loja de ídolos de Terah, transportando sua taça cheia de farinha como oferenda aos ídolos. “Abraão tomou um machado e quebrou todos os ídolos, exceto o maior deles”. Quando Terah voltou e viu a destruição em sua loja, ele gritou: “O que aconteceu aqui?”.
“Por que eu deveria esconder a verdade de você?”, respondeu Abraão. Enquanto você estava fora, uma mulher entrou e fez uma oferta de farinha para os ídolos. Cada um dos ídolos exclamou que queria comer primeiro. O maior ídolo ficou irritado, pegou o machado e quebrou todos os outros.
"Que absurdo é esse”? Terah perguntou com raiva: "Você sabe tão bem quanto eu que os ídolos não comem e não se movem, tampouco lutam".
“É mesmo?” Abraão respondeu. “Mas se o que você diz é verdade, por que você os serve”?
Aqui o seu Abraão salta para a acção. Ele começa a explicar-lhe os seus outros desejos, grandes e pequenos, homens e mulheres, sobre o ego que governa você. Isto é, pela primeira vez Abraão é revelado em si, ele é como um professor. Ele diz-lhe o seguinte: "O ego não te consegue proteger; ele não te consegue elevar ou preencher. Não consegue!"
O que há de interessante aqui é que Abraão faz a você um apelo, um egoísta, dizendo que os seus desejos egoístas nunca serão preenchidos. Ou em vez disso, ele apela ao ego para procurar novos modos de se preencher a si mesmo. A busca de auto-preenchimento é egoísta, tenha a certeza, mas é precisamente esta busca que vai trazer você ao Criador. Essencialmente, o ego voluntariamente embarca no caminho da auto-destruição.
O Despertar do Grau Humano
O grande Cabalista, Baal HaSulam, diz a mesma coisa quando ele explica como o vazio (falta de preenchimento) emerge dentro do homem, que então começa a questionar, "Para que vivo eu?" "Qual o sentido da minha vida?" Embora as perguntas sejam egoístas, elas acabam por trazer o homem a um novo modo de usar seus desejos, que não é mais egoísta. É então que o ego se conduz a si mesmo para a meta da sua utilização correcta.
Por quê e como acontece isto dentro de você? É porque você é especial no sentido que o ponto no coração já despertou no seu interior. Você tem a qualidade de Biná, que vive dentro de todo e cada um de nós. Inversamente você não seria capaz de perceber este material. É este ponto de Biná que é chamado "humano" (Adão) dentro de você.
Assim, a qualidade de Biná começa gradualmente a apontar para o seu ego e dizer que você o está usando de forma incorreta. Isso é feito pelo Abraão em você. “Você não está trabalhando corretamente com a sua natureza, por isso não pode protegê-la ou dar-lhe qualquer coisa. É inanimada, como todos esses ídolos, feita simplesmente de barro” .
Vamos encarar os fatos, você entende perfeitamente que deifica o ego , o qual você nunca pode satisfazer. Você entende que estes são desejos inanimados, o que significa que a Luz não pode simplesmente entrar neles , uma vez que a própria natureza da Luz é oposta a eles. O Terah em você entende tudo isso , assim como você entende que esses desejos dominam você e você não pode escapar deles .
Você também entende que Abraão é o grau que segue Terah . E isso é a coisa mais importante para compreender. Você entende que você nasce egoísta, e você já sente que a única maneira de derrotar a sua natureza é revelar Abraão dentro de si, a qualidade do Criador de amor e o desejo de doar.
Duas Forças Originam de Uma Fonte
Há duas forças dentro de você, lutando uma contra a outra. Diz-se que este é o seu mundo, todo mundo vive desta maneira e não há como escapar. “É assim que você nasceu, e por isso você deve continuar a vender e comprar ídolos”, o que significa usar o seu ego para receber prazeres, embora possam ser superficiais e transitórios. Por outro lado, a outra força quer persuadi-lo de que tudo isso é uma mentira, que o mundo inteiro, que diviniza o ego, ou seja, os prazeres e todos esses “ídolos” que não têm nenhuma divindade, porque não estão ligados de nenhuma maneira ao Criador, são falsos e fictícios.
Você ainda não vê que por dentro e por trás de cada coisa neste mundo está o Criador, deliberadamente confundindo você. Mas você está pronto para aceitar o grau de Abraão como um grau mais progressista, você entende que ele vai ajudá-lo a dar sentido a tudo.
Abraão Separa-nos da Nossa Natureza Egoísta
Nimrod está sentado no trono, pois a sua natureza, o seu "eu", a sua essência, que se resume a tudo funcionando em seu benefício, uma fundação que parece inabalável. Mas seu Abraão não quer se curvar diante dessa ideologia de explorar os outros para a sua própria gratificação.
Ele admite que tal é a sua natureza, que ele deseja prazer. No entanto, ele deseja usar esse desejo para o bem dos outros, e não para si mesmo. Ele quer aprender a doar. E você está com ele. Isto marca o passo a passo de seu rompimento do desejo egoísta, que mais tarde se tornaria uma ordem direta do Criador: “Sai da tua terra”, o que significa rejeitar o seu desejo egoísta. Falaremos sobre isso mais tarde, mas por agora você está começando a romper com o seu ego. Você não deseja mais receber prazeres egoístas.
O que está acontecendo aqui é que seu Abraão quer mostrar ao seu Nimrod que seu ego não controla nem a si nem a natureza. Por toda a sua confiança em ser um deus, não conhece as forças que o regem.
Achamos que estamos no controle, porque nós existimos em estado de ocultação. Pense de volta em quem você era apenas há pouco tempo atrás. Você não achava que estava no controle completo, autônomo e livre para fazer suas escolhas? Agora Abraão expõe essa ilusão, deixando claro que você não tem controle sobre suas ações ou destino. Na verdade, esta é uma revelação para o seu Nimrod.
Daqui resulta que, sem Abraão é impossível ver suas verdadeiras limitações. E esta descoberta está longe de ser agradável.
"Qual É o Sentido de Abraão Quebrar os Ídolos de Terah na Bíblia?" é baseado no livro de Semion Vinokur Os Segredos Do Livro Eterno