Não é claro como os Partzufim de BYA recebem a Luz de Chochmá. Baal HaSulam não o explica.
Isso está certo. Baal HaSulam não o explica nem o pretende fazer. Este é o problema: Nós pensamos que Talmud Eser Sefirot (O Estudo das Dez Sefirot) são uma explicação do Ari (Rabbi Isaac Luria).
Baal HaSulam não explica o Ari de todo. Ele quer direccionar-nos para como estudar o Ari para alcançar a meta: nos corrigirmos e então descobrirmos o que o Ari discute nos nossos Kelim(vasos/instrumentos/receptáculos), porque você nunca saberá de outra maneira.
É literalmente impossível lhe trazer uma imagem do que está a acontecer no mundo de Atzilut. Se ele não explica, por vezes, que algumas coisas acontecem de algum modo por diferentes acções técnicas, ele também não pretende dar uma explicação técnica para que você aprenda que a vontade de receber e a vontade de doar precisam de estar em doação mútua uma com a outra, para que a Luz Superior venha corrigir a vontade de receber e assim por diante.
Por que explicaria ele a espiritualidade? Ela é impossível de descrever. No final de tudo, Baal HaSulam esforça-se para que você se direccione a si mesmo para a revelação através da explicação. Essa é sua inteira esperança; que você o alcance pelas suas próprias correcções e então descobrirá o que está a ser discutido.
Se o seu Kli (vaso/instrumento/receptáculo) não está num grau que aqui esteja escrito, no mesmo estado como o mundo de Beriá, Yetzirá ouAtzilut, então você não vai entender o que está escrito, em toda e cada frase. Então você tem de ser trazido. O problema dele inteiro é o trazer até lá. Não é simplesmente "blá blá" falar sobre isso. Não é um mundo onde eu lhe possa contar sobre certo estado, certo lugar e você o descreva e imagine para si mesmo…
Isso é assim no nosso mundo, contudo, no mundo espiritual você é incapaz de o imaginar. É o oposto; não é vantajoso para você o imaginar, porque todas estas imaginações lhe darão satisfação. Deste modo, ele não tem completamente intenção alguma de lhe trazer qualquer conhecimento—somente Ohr Makif (Luz Circundante), como ele menciona no item 155 de “Introdução a Talmud Eser Sefirot.”
Na lição sobre Talmud Eser Sefirot (The Study of the Ten Sefirot), Volume 6, Parte 16, item 107: wmv video | mp3 audio (55 min)