Salmo 61
1Ao regente do coro: com instrumentos de corda.
Um poema de Davi.
Ouve, ó Eterno, a minha súplica
e atenta à minha prece.
2Quando fraqueja meu coração,
mesmo dos confins da terra clamo a Ti,
com o coração abatido;
coloca-me a salvo sobre a rocha
mais elevada e inexpugnável!
3Pois Tu tens sido o meu refúgio,
uma fortaleza diante do meu inimigo.
4Possa eu morar sempre sob tua tenda
e abrigar-me à sombra das tuas asas.
5Ouviste, ó Eterno, os votos que te fiz;
assegura a herança de todos aqueles
que te reverenciam e temem o teu Nome.
6Acrescenta dias aos dias de existência do rei
e que se estendam,
por gerações,
seus anos de vida.
7Que lhe seja outorgado o direito de se assentar em seu trono,
na presença de Deus;
envia o teu temor e a tua lealdade
para protegê-lo!
8Assim, com salmos, hinos e canções,
para sempre exaltarei o teu Nome,
cumprindo os meus votos cada dia.
Nós podemos ver se uma pessoa atravessou imenso no seu caminho, até que ela descubra que o Criador se oculta e revela a Si Mesmo, e secundariamente, protege a pessoa com Suas asas e cobertura, e em terceiro lugar, a protege praticamente com Seu apoio.
É difícil para uma pessoa conectar duas formas de orientação, onde por um lado, tudo vem do Criador e por outro lado, ela precisa de pedir que o Criador ajude, proteja e a cubra. Protegê-la do quê? Dos inimigos que o Próprio Criador organiza para a pessoa?
O Criador organiza Sua orientação em duas linhas para que a pessoa possa se estabilizar na linha média. Como tal, a pessoa fica bastante confusa e não sabe exactamente como estar juntamente em todos os estados, até que ela adquira as duas linhas, estabilize a linha média e então ela tem entendimento e trabalho recíproco com o Criador tal que ela entende que há reciprocidade, orientação e aprendizagem que trazem a pessoa à adesão com o Criador.
Até então, contudo, em toda e cada geração, em todo e cada estado, há estados que vêm e confundem a pessoa imenso em termos da medida à qual ela precisa de corrigir os vasos (Kelim) para descobrir a união da orientação do Criador, em termos do mal aparente que aparece através dos vasos não corrigidos e em termos do bem que brilha nos vasos corrigidos, que dão à pessoa a habilidade de percepcionar através de duas linhas, nas quais a pessoa se constrói a si mesma. A pessoa, o ser humano (Adam), é a linha média.
“Comentário a Tehilim - Salmo 61: Ao Regente Do Coro” é baseado na Lição Diária de Cabala de 4 de Maio, 2014, “Preparação.” Você pode ver ou descarregar esta lição em formatos de vídeo e audio do Kabbalah Media Archive.