O homem carrega uma enorme responsabilidade sobre o que acontece no mundo. Porque ele ainda não a entende, vive uma vida conduzida por bestiais desejos, ele dificilmente se culpa. Quando essa percepção vem, no entanto, o verdadeiro trabalho para o qual ele foi criado começará.
Ao corrigir seus desejos egoístas (o inanimado, vegetativo e animado), você também corrige o universo inteiro.
O Homem como um "Pedaço de um Todo Maior"
Por exemplo, vamos supor que há uma rocha, e vamos chamá-la de "o Criador". Esta rocha compreende uma determinada porcentagem de ardósia, certa porcentagem de cal, certa porcentagem de ouro, e alguns outros minerais. Se a rocha for destruída, qual seria a porcentagem dos elementos que compõem cada peça? Seria a mesma porcentagem exata como na rocha completa. Uma vez que cada peça é parte de um todo, a sua composição é idêntica à peça inteira. É por isso que os geólogos só precisam quebrar um pedaço de uma rocha para saber o seu conteúdo.
Cada um de nós é um fragmento desta "pedra", o Criador. Estamos todos compostos pelas mesmas qualidades de amor e doação que existem nele, a não ser que nos desprendamos dele. Qual foi a causa dessa ruptura? Egoísmo, uma qualidade que é completamente oposta ao Criador.
Construindo o Desejo para se Tornar Como o Criador
Como é que vamos voltar a Ele? No momento em que entendermos que estamos em frente a Ele, e gostaríamos voltar ao Criador, vamos embarcar imediatamente no caminho de volta para ele. O principal objetivo no caminho espiritual é construir o desejo por ele. No entanto, devemos ter este desejo completamente, até o fim, até doer, até gritar com a dor!
O desejo é a base para todas as coisas do mundo, e determinam absolutamente tudo. Seu objetivo é aderir ao Criador. Se você tem o desejo de fazer isso, você vai começar a escapar da escravidão do amor próprio e você vai sentir imediatamente mudanças em seu ambiente. Não existirá a necessidade de realizar conferências sobre ecologia, ou ações do "Green Peace”, ou de se preocupar com espécies ameaçadas de extinção, e assim por diante. A humanidade vai entender que a responsabilidade é nossa. Devemos superar o ego e começar a viagem ao Criador.
Esta é a mensagem de todos os livros escritos pelos Cabalistas. E o momento em que subirmos acima de nossos egos, tudo vai mudar. Vamos, finalmente, entender outra verdade universal: O Criador nos criou à Sua imagem e semelhança, e nunca deixamos este estado.
O que significa "à Sua imagem e semelhança?" Isso significa que o Criador (a qualidade de doação) criou o mundo, que opera sob a lei de doação. Tendo sido feitos à imagem e semelhança do Criador, nós vivemos neste mundo e o mundo existe em nós. Mas ele só existe em nós, na medida em que observamos a lei desse mundo, a lei de doação.
Aspirar pela Verdade ao Olhar no Espelho
O homem vê o mundo através de suas qualidades interiores. Se somos corruptos, o mundo nos parece como tal. Se somos puros, assim parecerá o mundo.
Todos os problemas que vemos na Natureza simplesmente espelham o que está a ocorrer dentro de nós. A iminente catástrofe ecológica, contaminação de rios e mares, extinção de espécies e eventos climáticos extremos são todos reflexos de nos, da essência egoísta que nos escravizou. O mundo inteiro está dentro de nós, esperando que percebamos que somos responsáveis por tudo aquilo que acontece nele e completemos nossa correcção.
Estamos vivendo uma mentira, mas agora queremos compreender a Verdade.