O Criador quis fazer o corpo de Adão. Esta é a forma como Ele trabalhou: Para moldar as mãos e pernas de Adão, o Criador reuniu terra de todos os cantos do mundo. Para seu torso, Ele tomou a terra da Babilônia. Para fazer a cabeça de Adão, a parte mais importante do corpo humano, Ele pegou a terra de Eretz Ysrael (A Terra de Israel). O Criador colocou toda a terra que havia juntado no topo do Monte Moriá, onde o altar de sacrifício será no Templo. Ele misturou com água retirada de todos os oceanos do mundo, e do barro resultante Ele formou o corpo do homem.
Uma Mistura de Forças Receptoras e Doadoras
O Midrash não está falando de como o corpo humano biológico foi feito, ou sobre a mistura de argila e terra com a água, como crianças brincando com um balde e pá, ou oleiro moldando argila em cerâmica. Pelo contrário, o Midrash descreve como homem inclui dentro de si todas as forças do mundo. Aqui está o que foi escrito: "Para moldar as mãos e pernas de Adão, o Criador reuniu terra de todos os cantos do mundo." Isto significa que o homem contém os desejos de todo o mundo ("terra de todos os cantos do mundo”). Se ele se corrige, irá corrigir todo o mundo.
“Ele misturou com água retirada de todos os oceanos do mundo, e do barro resultante ele formou o corpo do homem”. A "água" no homem representa a força de doação, a qualidade do altruísmo, que anima tudo, que também foi coletada de todo o mundo.
Assim, tanto o desejo de desfrutar (terra) e o desejo de doar (água) existem em abundância no homem. Eles são misturados e ligados entre si em todos os desejos do homem. Precisamos apenas identificar a força de doação e usá-la para corrigir a força de recepção, de modo que a doação domine a recepção. Em seguida, todos os nossos desejos de desfrutar, reunidos dentro de nós de todas as "nações" do mundo, somente serão ativados pela qualidade de doação.
“Para moldar a cabeça de Adão, a parte mais importante do corpo humano, Ele tomou a terra de Eretz Ysrael (A Terra de Israel)."
O Criador fez "cabeça" do homem com a "terra" de Israel, dos desejos que visam o Criador. Assim, todas as aspirações do homem devem ser destinadas à aquisição das qualidades do Criador. Israel vem das palavras Yashar El, que se traduz como "direto" (Yashar) e El (ao Criador).
O Criador pegou a "terra" da Babilônia para fazer o "torso" do homem, o grau que diz respeito à qualidade de doação. Não é por acaso que a Babilônia foi o cenário para uma grande crise conhecida como "Torre de Babel". Os babilônios desejavam alcançar a Piedade, com a ajuda das forças de recepção, e isto é impossível. Depois que o povo se dispersou e percebeu a inutilidade de suas aspirações, eles reuniram-se e alcançaram o grau do Criador com a ajuda das forças de doação.
Entre o Espiritual e o Material
Onde o homem foi criado? Ele foi criado em um lugar especial, onde a origem espiritual toca a corpórea, no ponto de contato entre os dois graus adjacentes. No entanto, apesar de estarmos falando de dois graus adjacentes, há um grande abismo entre eles. Esse contato significa que precisamente acima do "Monte Moriá", as Sefirot descem dos céus e tocam a terra.
A realidade acima do "Monte Moriá" é chamada de realidade espiritual, ao passo que tudo o que existe abaixo é chamado de "o mundo material." O pico do Monte Moriá é ápice espiritual, o ponto mais alto possível neste mundo, onde o Santo dos Santos será construído. Ele domina todo o material deste mundo, e as maiores forças espirituais montam-se lá. É precisamente onde o homem, o "coordenador" entre as dimensões material e espiritual, foi criado.
"Então o Senhor Deus, formou o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente." Não devemos esquecer que estamos sempre falando sobre o que está acontecendo dentro de nós. Este é o lugar onde "o homem" apenas "nasceu". Você tem sofrido as fases do desenvolvimento dos desejos inanimado, vegetal e animal, e agora você não mais está satisfeito com tudo que diz respeito a eles. Agora você quer outro nível, o espiritual!
Ver o Criador através do Ponto no Coração
Se você se pegar pensando desta maneira, significa que o ponto no coração despertou dentro de você e está lhe aproximando do Criador. Se você não quer que esta encarnação seja jogada no lixo, siga o seu ponto e ouça a sua voz interior.
Você começa a identificar-se com o ponto no coração que está atraindo você para o Criador. Você gosta de estar neste estado, e você quer adquirir sensações espirituais. Este é o significado de "... e o homem foi feito alma vivente". O ser humano dentro de você nasce. Se você seguir este "ser humano", Ele certamente irá levá-lo para a "terra que emana leite e mel”, e lá você vai ver o Criador.
O que significa "ver o Criador?" Ele tem muitos nomes, mas o que se relaciona conosco é Boreh. É composto por duas palavras: Bo (venha) e Re'eh (veja). Em outras palavras, você vai ver o Criador, ninguém pode fazer isso por você.
"De Que É Feito Você? De Acordo com o Midrash" é baseado no livro de Semion Vinokur Os Segredos Do Livro Eterno