Um deve almejar ser recompensado com a recompensa de um Mitsvá (mandamento/boa acção). Significa isto que ao manter as Mitsvot ele será recompensado com a adesão ao Metzavé(Comandante).
Baal HaSulam, Shamati [Eu Escutei], Artigo nº 227,
“A Recompensa de um Mitsvá–um Mitsvá”
Quando um consegue direccionar em prol de doar, esta acção é chamada “uma Mitsvá [boa acção].”
Rabash, Os Degraus da Escada,
“A Respeito da Recompensa dos Receptores”
A obra em Torá e Mitsvot começa principalmente após ter concedido a um arrependimento por amor. Somente então nos é possível nos envolvermos em Torá e Mitsvot com amor e temor, como nos é mandado.
Baal HaSulam, “Introdução a O Estudo das Dez Sefirot,” Item 133
Todas as Mitsvot que estão escritas na Torá ou as aceites, que os Patriarcas estabeleceram, embora sejam maioritariamente acções ou palavras, todas elas são para corrigir o coração, "pois o SENHOR busca todos os corações e entende todas as inclinações dos pensamentos."
Rav Avraham Eben Ezra, Yesod Morá, p 8b
Estas foram as palavras de nossos sábios (Beresheet Rabá 44) quando lhes foi questionado, “Por que se deve o Criador importar se um mata na garganta ou nas traseiras do pescoço?” Afinal, asMitsvot foram dadas somente para purificar as pessoas e essa purificação significa a purificação do corpo turvo, que é o propósito que emerge da observação de toda a Torá e Mitsvot.
Baal HaSulam, Matan Torá [A Entrega da Torá], Item 12
Disseram nossos sábios, "A Torá e Mitsvot foram dados somente para purificar Israel." Esta é a purificação do corpo até que um alcance uma segunda natureza definida como "amor pelos outros," significando o Mitsvá singular: “Ama teu amigo como a ti mesmo," que é a meta final da Torá, após o qual um imediatamente alcança Dvekut com Ele.
Baal HaSulam, Matan Torá [A Entrega da Torá], Item 15
Se a intenção de um na Torá e Mitsvot não for beneficiar o Criador, mas a si mesmo, não só a natureza da vontade de receber nele não será invertida, mas em vez disso, a vontade de receber nele será muito maior que a que lhe foi dada pela natureza da sua criação.
Baal HaSulam, “Um Discurso para a Conclusão de O Zohar”
O propósito do estudo da Torá é chegar a sentir o Dador da Torá. Se um não coloca a meta de alcançar o Dador da Torá diante dos seus olhos, ele é considerado "um gentio," ou seja que ele não tem necessidade da fé. É por isso que ele é ainda considerado como "um gentio" e não como "Israel."
Rabash, Os Degraus da Escada,
“O que são Torá e Trabalho no Caminho do Criador”
O propósito do todo da Criação é que as humildes criaturas sejam capazes, ao manterem Torá eMitsvot, a se elevarem sempre subindo, sempre se desenvolvendo, até que elas sejam recompensadas com Dvekut com o seu Criador.
Baal HaSulam, Matan Torá [A Entrega da Torá], Item 6
O todo da Torá e as Mitzvot foram dadas pelo único propósito de purificar Israel, que é a purificação do corpo, após a qual lhe será concedida a verdadeira recompensa, que é Dvekut com Ele, o propósito da Criação.
Baal HaSulam, A Arvut [Garantia Mútua], Item 27
Ao nos acostumarmos a manter Torá e as Mitsvot em prol de trazer contentamento ao seu Fazedor, eles gradualmente abandonam o seio da criação natural e adquirem uma segunda natureza, sendo o amor pelos outros.
Baal HaSulam, Matan Torá [A Entrega da Torá], Item 13
O Criador deu-nos Torá e Mitsvot, que fomos ordenados a fazer somente em prol de doar contentamento sobre o Criador. Não fosse o envolvimento em Torá e Mitsvot Lishmá(pelo Seu Nome), para trazer contentamento ao Criador com eles e não para nos beneficiarmos, não haveria táctica no mundo que nos pudesse ajudar a inverter nossa natureza.
Baal HaSulam, “Um Discurso para a Conclusão de O Zohar”
Ao manter Torá e Mitsvot, o propósito da criação—de fazer o bem às Suas criações—se torna revelado.
Rabash, Rabash—os Escritos Sociais,
“A Importância de uma Oração de Muitos”
O sentido das almas dos filhos de Israel é que elas são uma parte de Deus no Alto. A alma cascateou por meio de causa e consequência e desceu grau após grau até que ela se tornasse adequada para vir para este mundo e se vestir no imundo corpo corpóreo.
Ao manter a Torá e observar suas Mitsvot, ela ascende grau após grau até que sua estatura seja completada e ela seja adequada para receber sua recompensa Do Todo. Isto foi preparado para ela em avançado, ou seja alcançar a sagrada Torá por meio dos Nomes do Criador, que são os 613 depósitos.
Baal HaSulam, “Introdução ao livro, Da Boca de um Sábio”