Dr. Michael Laitman:
Todos querem viver num mundo baseado no amor, mas ninguém acredita que ele pode ser uma realidade. Nós falamos do amor quando contamos contos de fadas aos nossos filhos porque todos entendem que é bom falar do amor a uma criança, que ele torna a vida mais segura que a animosidade.
E se, no entanto, fosse possível fazer um mundo a partir do amor? Nosso mundo hoje é hostil, competitivo, de cão e a vida se está a tornar cada vez pior.
Como escreveu Baal HaSulam, "Uma pessoa é um pequeno mundo." A ira de uma pessoa e a crueldade para o mundo riposta contra ela, quando implementando seus desejos egoístas e se odiando a si mesma. Esta personalidade divida está a tornar-se cada vez mais proeminente.
Agora imagine para si mesmo que podia transformar sua visão e seus relacionamentos para um caminho de amor e preocupação. O que aconteceria se pudéssemos subitamente influenciar, educar e corrigir o mundo para que não houvesse roubo, prejudico e exploração?
Então percepcionaríamos um mundo invertido e ninguém temeria que amanhã sua vida fosse aniquilada. As pessoas não temeria que amanhã exterminássemos o planeta e nos enterrássemos debaixo do desperdício da nossa própria produção.
O amor nos obrigaria a agir do melhor e mais correcto modo. Não teríamos de procurar biliões de ocupações só para manter a população ocupada, produzindo coisas de que ninguém precisa. Até se todos estivessem desempregados, toda a pessoa receberia o que é necessário pois então as pessoas não precisariam de qualquer excessos uma vez que elas viveriam num mundo bondoso e amigável.
Então não poluiríamos a terra com produtos desnecessários, que é 90% de todas as coisas que são produzidas. Se olharmos para a natureza, nada é desperdiçado. Olhe para como a vida está organizada no reino animal, desde o princípio da criação até ao seu fim, em todas as formas que estão incluídas no ciclo da natureza onde tudo repetidamente é usado até 100% da sua capacidade.
Todos os ciclos estão absolutamente fechados, com a excepção das coisas que a pessoa faz. Quando as pessoas produzem alguma coisa, isso não regressa à natureza da forma natural, mas na forma de toxinas que envenenam a natureza.
Todavia, se nos tratássemos a nós mesmos com amor, tornaríamos o mundo limpo também. O amor garantiria que não exigíssemos qualquer excesso para nós mesmos e então tudo normalizaria. Quão diferentes seriam as coisas de hoje onde todos os oceanos estão cheios de lixo e desperdício radioactivo?
Tudo o que carecemos no nosso mundo é da atenção uns dos outros e participação mútua no sistema integral e lá chegaremos do nosso estado desesperado.