Cada um de nós é composto por duas qualidades contrastantes: a escuridão e a luz, a noite e a manhã. Esses estados representam as nossas subidas e descidas espirituais. A entrada para a espiritualidade encontra-se entre elas.
Entender o “Dia-Noite" no Seu Sentido Espiritual
Quando as noções de "dia-noite" e "manhã - noite" são mencionados no Gênesis, saiba que eles se referem a seus estados de mudança. O objetivo no progresso espiritual é encontrar maneiras de manter as descidas em curta duração, e rapidamente mudar para a próxima uma fase de ascensão, uma manhã.
O segredo dos bons e maus estados pode ser definido pela proximidade ao Criador: quando eu estou perto de sua qualidade de Amor, eu desfruto de um estado de ascensão, e me sinto bem. Quanto mais longe estou desta Lei, mais eu sofro um estado descenso, e me sinto mal.
Embora eu sempre olhe para meu desespero atribuo a fatores corporais, essas justificativas são falsas. A situação se apresenta desta maneira para mim porque meu estado não está corrigido, quando a raiz, a força que está realmente controlando as cordas, está escondida de mim. Assim, eu me encontro imerso no meu "eu", no meu egoísmo, em vez de tentar com todas as minhas forças sair dele.
A verdade é que não importa o quanto eu tente, eu sou incapaz de fazê-lo. No entanto, este fervoroso esforço é o que me leva à oração verdadeira, encontrada não na mente, mas no coração. Esta é precisamente a oração que o Criador quer de mim, que Ele responde instantaneamente e sem falhas.
Oração como uma Exigência do Coração
A "oração" é uma súplica, uma exigência que nasce no meu coração. Ela está "inscrita” nele, ao invés de lida em um livro de orações. A oração é o meu apelo desesperado por ajuda, para a libertação, um apelo ao Criador, suplicando-lhe para não me abandonar à escravidão do egoísmo.
Quando surge uma oração? Só quando eu chego a perceber que eu não posso escapar sozinho das garras mortais do ego.
Essa é precisamente a oração que este livro me ensina. Ele me diz que todos esses estados são necessários para o desenvolvimento da minha alma. Não pode haver de manhã, sem noite, eu não consigo sentir uma subida se eu não experimentar a descida. Assim, juntos eles formam todo o desejo espiritual, juntos eles são "noite e manhã", descida e subida que se unem em "um dia.”
Reconhecimento do Mal Conduzindo à Espiritualidade
A separação entre o "céu" e "Terra" - pensamentos de luz de pensamentos escuros, esta separação é chamada de "reconhecimento do mal." É um estado onde você percebe claramente que dentro de você está o mal, que deve ser corrigido, ou você nunca vai alcançar o mundo espiritual. E se o desejo de obter o mundo espiritual vive dentro do seu coração, lhe assombrando, você vai fazer o que for preciso para limpar-se desse mal. No entanto, o primeiro passo é expor e reconhecer o mal dentro de si.
O reconhecimento do mal acontece, estudando livros de Cabalá escritos por Cabalistas em altos níveis espirituais. Estes livros contêm uma luminescência especial que você invariavelmente atrai, tentando compreender o significado dos textos. Com pouco tempo de estudo, você começa a sentir como está oposto desta luminescência, que representa o amor altruísta e doação.
Você quer fundir-se com a luz. Você faz disso o seu objetivo, você sabe que é possível, mas como você pode limpar-se e tornar-se semelhante à Luz?!
Se você continuar a aplicar-se a tudo o que esses livros falam, se você tentar perceber que eles são escritos para você e por você, não vai demorar muito para você sentir que mundo à sua volta começa a mudar.
Esse caminho é cheio de estados inevitáveis de descidas. Mas pouco a pouco, você vai aprender a analisar quais de suas qualidades pertencem ao espiritual, e quais ao animal, que trazem a você a sensação de vida, e quais a sensação de morte. Seu reconhecimento do mal irá crescer até que se torne absoluto. Esse será o verdadeiro avanço na dimensão espiritual, uma prova de que a você será concedido um remédio.