"E o Senhor Deus disse: 'Não é bom que o homem esteja só; Eu farei para ele uma ajuda contra ele."
O Homem Precisa De Uma Mulher para se Tornar Uma Criatura Independente
Na verdade, não é bom para o homem, que foi criado à imagem e semelhança de Deus, em ter apenas o poder do Criador, e nada do próprio homem (ou seja, sua natureza egoísta). "Não é bom que o homem esteja só." Ou seja, não é bom que ele seja sufocado pela Luz, e não tenho livre arbítrio. Pouco a pouco, sua natureza deve ser despertada, seu ego revelado na medida em que ele possa controlá-lo. Assim, o ego ficaria "por trás dele." Ou seja, o ego poderia ser utilizado, mas permaneceria sob seu controle.
A "mulher em nós" é a personificação desse ego controlado.
Ele reside no Jardim do Éden, do Criador e está completamente sob a autoridade da Luz. O homem existe em uma espécie de estado narcótico, mas ele acabará por se tornar livre, pois o objetivo do Criador era fazer uma criatura igual a Ele, ao invés de um escravo da luz. Segue-se que, mais cedo ou mais tarde, o homem deve começar a ativar o seu ego e corrigi-lo.
A "Costela," o Lugar Onde Opostos Se Conectam
"Ele tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne em seu lugar. E a costela que o Senhor Deus tomou do homem, Ele fez uma mulher, e trouxe-a ao homem”.
A costela é um "lugar" no peito, onde o desejo altruísta nos conecta com o desejo egoísta.
Em cada um dos nossos desejos há um "lugar". Vulnerável, mas absolutamente essencial É o momento de dúvida e de luta, quando surge a tentação de tomar para si, mesmo que você já decidiu "começar uma nova vida" e estar exclusivamente em doação. Este é o material do qual "a sua mulher interior" é feita, e que existe em cada um de nós.
Este material é a qualidade muito comum que existe entre o desejo de doar e o desejo de receber.
O desejo masculino dentro de você se esforça para receber prazer espiritual, concedendo aos outros, ao Criador. Ele aguarda o momento em que o homem declara: "Eu vou pegar apenas o essencial para mim, e de bom grado dar tudo ao Criador".
O desejo feminino dentro de você se esforça para receber prazer espiritual, mas para o seu próprio prazer, sabendo que esse prazer é o maior que existe. Este ponto comum é chamado de "receber prazer", e a única diferença é que você está se realizando com esta ação: você mesmo ou aos outros.
Se o desejo de receber prazer espiritual para si mesmo (o desejo feminino) não é controlado pelo desejo masculino de doar, torna-se a morte para o homem (no sentido espiritual).
Alcançar a Eternidade através de "Ama Teu Próximo Como a Ti Mesmo"
Tente entender que o que você vê e sente é imaginário. Na verdade, além de você, existe apenas o Criador. "Para o benefício do Criador" e "para o meu benefício pessoal" são exatamente a mesma coisa. Até chegar ao estado do fim da correção, essa ilusão de que existem outros persistirá. Mas, então, você vai ver que não há "outros", há apenas "eu e o Criador".
O avanço pode ser infinito, como sua alma não tem nenhuma limitação no que diz respeito à capacidade, pois por meio da alma você se conecta aos outros. A alma é o comunicador com outras almas. Pode-se conectar toda a humanidade a si mesmo, para sentir, pensar e compreender em seu lugar. Você só precisa de "sair" de si mesmo e "entrar" neles.
Esta é a essência do princípio bíblico: "Ame ao seu próximo como a si mesmo." Qual é o nosso verdadeiro egoísmo? É quando você ama a si mesmo egoistamente, disposto a ignorar o mundo inteiro só para obter alguma coisa para si mesmo. Se você pode sair de si mesmo e desistir de todos os seus bens, você vai começar a sentir as outras pessoas e tornar-se eterno.
Retirar a Roupagem em Prol de Alcançar Nossa Origem
Para resumir, a manifestação de uma qualidade egoísta em Adão, que ele nunca havia sentido antes, é o nascimento de uma "mulher", a forma adicional, externa chamada de "Eva". Adão e Eva são a mesma carne, nisto eles criam entre eles uma combinação que tem o direito de existir de forma independente.
Nossa natureza é egoísta e deve ser corrigida. A conexão à terra (desejo de receber) é a "mulher" à qual o "homem" se anexa, tornando-se uma só carne com ela, ou seja, atraindo para si mesmo desejos egoístas, mas ainda não os expõe. Nem o homem nem a mulher ainda se descobriram: "E ambos estavam nus, o homem e sua esposa, e não se envergonhavam".
O termo faz alusão a "nu" para a ausência de "roupas" - isto é, desejos egoístas que cobrem o homem como uma roupa, escondendo seu verdadeiro anseio primordial para o mundo espiritual.
Vestindo estas "roupas", novos desejos egoístas fazem com que o homem se distancie do Criador, embora a base espiritual sempre permaneça nele. Ele simplesmente precisa começar a remover estas camadas e sempre procurar arduamente pela raiz, o Criador, que criou todos nós. Isto é exatamente o que estamos fazendo agora.
"O Que São o Homem e Mulher na Bíblia?" é baseado no livro de Semion Vinokur Os Segredos Do Livro Eterno