E a serpente disse à mulher: “Você não morrerá, porque Deus sabe que no dia em que dela comeres, teus olhos se abrirão, e serás como Deus, conhecendo o bem e o mal.”
O Que É a Serpente e Por Que a Serpente Aparece?
A "serpente" é o seu desejo egoísta, sua natureza.
Você estaria certo em perguntar: "Qual é a razão para que a serpente (o nosso ego) se revele?" Por que não simplesmente continuar vivendo no Jardim do Éden, sem conduzir o homem ao pecado?
A resposta é que o homem, então, permaneceria no nível de um anjo, "infértil", enquanto sua meta é tornar-se humano! É por isso que a serpente (ego) se revela. É precisamente o que o homem precisa para subir do nível do jardim do Éden para o nível do Criador, e por sua própria vontade.
Por Quê, então, A Serpente Vai através de Eva?
Eva é o ego oculto que já existe em Adão (o desejo de doar). Eva é a ponte que liga Adão ao real e poderoso ego (a natureza do homem, já que o ego só pode ser conectado através do ego). Então, quando chega a hora de executar esta conexão, a serpente aparece na frente de Eva: "E ela disse à mulher": De fato, Deus disse: “Não comereis de toda árvore do jardim”.
Porque Eva é a parte egoísta de Adão (a qualidade de doação), ela resiste à serpente, porque ela deseja manter Adão puro, um anjo, para que ela possa ficar com ele no jardim.
Torna-se Humano pelo Conselho da Serpente
No entanto, de acordo com o plano do Criador, Adão deve tornar-se verdadeiramente humano, e crescer a partir do estado de Katnut (infância) no qual se encontra, para o estado de Gadlut (idade adulta). Ele vai conseguir isso depois de finalmente demonstrar o seu ego em toda a medida, mas usá-lo exclusivamente para beneficiar os outros, para o bem do Criador.
É por isso que o verdadeiro ego insiste: "Então a serpente disse à mulher: 'Tu certamente não morreras, porque Deus sabe que no dia em que dela comeres, teus olhos se abrirão, e serás como Deus, conhecendo o bem e o mal".
Em outras palavras, a nossa "serpente", insiste que essa é a única maneira de realizar um verdadeiro ato de doação para o Criador. Ou seja, a realização de um verdadeiro ato de doação para o Criador envolve unir todo o egoísmo, e alcançar a meta de criação, ou seja, a equivalência com o Criador, tudo de uma vez. (A serpente não mentiu. Ela estava falando do objetivo final, quando isso vai acontecer de uma forma ou de outra. Ela só tinha as melhores intenções).
A Eva no homem pensa que ele realmente será capaz de lidar com seu ego. Ela se sente confiante e não duvida por um segundo que ele não vai tropeçar para fora do caminho espiritual.
Revelar o Eu Egoísta ao Comer da Árvore
Esta história da Bíblia descreve o que acontece quando Eva (o desejo egoísta que não está ligado ao espiritual, Adão) une forças com a serpente (o primordial, o egoísmo terrestre) e presta atenção a suas palavras: "E quando a mulher viu que a árvore era boa para se comer, e que era um deleite para os olhos, e que a árvore era desejável para dar entendimento"...
Em outras palavras, você pensou que esta ação iria levá-lo para o objetivo, que era "boa para se comer", exatamente como a serpente afirmou. É então que o mais forte desejo egoísta entra em você, no seu Adão, o seu mais ardente desejo de atingir o estado espiritual. Isto causa a "quebra do seu Adão," o desejo espiritual puro, e esta é a "queda do homem" (Adão).
"... Ela tomou do fruto e comeu, e deu também a seu marido com ela, e ele comeu." Você tinha certeza de que iria prevalecer, faria isso por uma questão de avançar espiritualmente. Essa foi a sua intenção sincera. O Adão em você "come", o que significa que ele anexa a ele mesmo o próprio egoísmo, que ele não havia utilizado antes. Naturalmente, ele não triunfou, ele começou a usar o prazer para si mesmo.
Na verdade, eles descobriram que a Luz do Amor, a Luz do Criador os rodeava todo esse tempo. "E os olhos de ambos foram abertos", mas, em seguida, eles também viram um ao outro naquela Luz, e perceberam que estavam absolutamente opostos a Ele.
Eles entenderam que eram egoístas e não podiam ser como Ele, tendo sentido a sua corrupção, sua disparidade com o Criador por um lado, e sua individualidade, singularidade e capacidade de atingir a correção por outro lado. Você poderia dizer que esta foi a primeira manifestação do "eu" do homem Até aquele momento, ele existiu na Luz geral, totalmente devotado ao Criador, quando de repente seus "olhos foram abertos": Este é o meu "eu", o meu ego.
" O Que a Serpente Significa na História da Bíblia do Jardim Éden?" é baseado no livro de Semion Vinokur Os Segredos Do Livro Eterno