A Torá, “Êxodo”, “Terumah“, 25:31, 25:37: Farás também uma Menorah de ouro puro; de ouro batido se fará a Menorah, tanto o seu pedestal como a sua haste. Os seus copos, as suas maçãs e as suas açucenas formarão com ela uma só peça… Farás também as suas lâmpadas, em número de sete, as quais se acenderão para alumiar o espaço em frente da Menorah.
A Menorah (candelabro) é a personificação do bom ego corrigido (feita de ouro). É muito difícil projetar e consolidar a Menorah (corrigir o ego para que ele brilhe como a Luz), incluindo os copos e as flores que são feitas de um pedaço de metal.
Cada item, cada atributo humano egoísta deve ser de um determinado tamanho e forma para que todos os recursos da Menorah sejam semelhantes ao Criador em todas as suas sete partes: Hesed, Gevura, Tiferet, Netzah, Hod, Yesod, e Malchut.
A Menorah simboliza o ego que se tornou semelhante ao Criador que irradia Luz por si só, embora ela não seja naturalmente uma fonte de luz.
As sete velas da Menorah formam o atributo de doação, Zeir Anpin, a imagem ideal do Criador. Isso é chamado de imagem inversa de Adão, ou seja, semelhante ao Criador. Ao corrigir o ego, Malchut, nas sete fases do atributo de doação, conecta-se totalmente ao Criador e por esta ação, Malchut alcança o final de sua correção.
A Torá, “Números” 8: 1-8: 2: O Senhor falou a Moisés, dizendo: Fala a Arão, e dize-lhe: Quando você acender as lâmpadas, as sete lâmpadas lançam sua luz para o rosto do menor.
O Menorá (lâmpada) é a personificação da Luz que vem do alto até as almas humanas. É um Menorá de sete velas que é a personificação das seis luzes que descem de cima: Hesed, Gevura, Tifferet, Netzach, Hod, e Yesod. Todas as seis luzes pertencem a Zeir Anpin,uma estrutura que chamamos o Criador.
O Criador é um conceito relativo que simboliza aquele que está acima de nós. Porque Zeir Anpin está acima de Malchut, é revelado como o Criador em relação a nós. Se subirmos ao seu nível, ele sobe acima de nós mais uma vez e assim há um Criador diferente a cada vez: nós mudamos e ascendemos e Ele muda e sobe. Tudo é relativo.
O Criador nos opera e influencia pelas sete Luzes e assim o Menorá é chamado a lâmpada das sete velas (três velas à direita, três à esquerda e uma no meio), que simbolizam a nossa conexão com o criador.
Três velas do lado direito e três do lado esquerdo simbolizam as linhas direita e esquerda e nós que estamos no meio somos a linha do meio no trabalho espiritual. De todos os itens que simbolizam diferentes atributos da conexão entre o Criador e os seres criados, a lâmpada é o símbolo mais brilhante e mais proeminente desta conexão.