O Criador criou apenas um desejo, desfrutar. No entanto, esse desejo é tão abrangente que trazer-nos a todos para o objetivo final de imediato é impossível. Afinal de contas, estamos falando de felicidade infinita, o que é exatamente o objetivo da criação do homem. Então, ao contrário, é feito em fases, porque o desejo de desfrutar dentro de nós se divide em inúmeros desejos menores. Corrigindo-os, um de cada vez, evoluindo de "fácil" para "difícil", alcançaremos felicidade infinita, a plenitude absoluta e eterna, preparado para nós pelo Criador.
Para aqueles cujo ponto no coração (a busca pelo prazer espiritual) tem despertado, trabalhar com os desejos torna-se uma fascinante viagem para dentro do Mundo Superior.
Tornar-se o Governante Sobre todos os Desejos
"E Deus disse:" Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança, e tenha domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra '. "Então Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou".
Em outras palavras, dentro de você, um "humano" nasce para reinar sobre todos os outros desejos: "E que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre o gado e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra”. Todos esses desejos foram criados exclusivamente para o homem.
O "humano" dentro de você está destinado a trilhar um caminho difícil antes que ele perceba que reinar sobre eles não significa usá-los para seu benefício, pois somente prejudica a ele e ao mundo. Muito pelo contrário, esses desejos devem ser utilizados exclusivamente para a alegria dos outros, porque no que diz respeito aos desejos dos outros, todos nós estamos sempre livres, capazes de separar-nos claramente um do outro.
Os Desejos Inanimados, Vegetativos e Animados
Antes do “nascimento de um ser humano dentro de você," você estava preenchido apenas com os desejos inanimados, vegetativos, e animados.
O que isso quer dizer? Um desejo inanimado é quando você quer apenas uma coisa estar imóvel e não pensar em nada, como uma rocha pelo caminho, totalmente passiva, com um único pensamento: "Deixe-me em paz."
Um desejo vegetativo é quando você reage a estímulos externos, mas ainda não são capazes de lhe deslocar de sua casa, como se amarrado ao chão (por egoísmo).
Você começa a se perguntar coisas como: "Por que eu sofro?" Você aspira a Luz, que desejando ser "regado". Você está preocupado apenas com o seu próprio crescimento, com o que você consome, você não é mais uma pedra, e isso é progresso.
Um desejo animado implica movimento e à procura de subsistência. Nesta fase você pode se conectar com outras pessoas como você, e juntos em um pacote porque juntos será mais fácil adquirir alimentos. Você se preocupa em criar e educar sua progênie.
E então, de repente, dentro de você emerge o desejo mais complexo e exaltado, que compreende todos os outros, chamados de "O homem dentro de nós".
Homem à Imagem do Criador
A palavra "homem" em hebraico é "Adam".
“Adam" deriva da palavra Domeh, similar, da mesma forma, semelhante ao Criador.
Sucede-se que somente aquele que aspira a ser como o Criador, assumindo Suas qualidades e nascer espiritualmente, pode ser chamado Adam ("homem," similar ao Criador).
As qualidades do Criador são pura doação, absoluto e incondicional amor.
Um certo ponto chamado "Adam" ou "o ponto no coração" despertou dentro de você. Este ponto é um com o Criador e quer ser como Ele, porque Ele é a sua raiz.
Existe um aparelho do Governo Superior, responsável por todas as almas, seus caminhos e ordem de correção. Este aparelho de gestão está diretamente ligado ao ponto do homem no coração, o Adam em você.
Qual é o propósito deste aparelho? Ele irá fornecer-lhe as informações sobre o programa de criação, o caminho que você deve percorrer. Sem perceber os mundos espirituais, você não sabe o que fazer, qual o próximo passo a ser dado ou o que é exigido de você.
Para você adquirir as qualidades necessárias para avançar, o Grau Superior deve ensinar-lhe exatamente o que você precisa fazer e como fazê-lo. Por esta razão, este emite um dispositivo auxiliar chamado Tzelem (imagem).
Este dispositivo é implantado na alma, onde ele ativa todas as correções necessárias. É por isso que está escrito que o homem (Adam) é feito à imagem do Criador.
"Qual É o Sentido da Discussão dos Anjos Sobre Se O Homem Devia ou Não ser Criado?" é baseado no livro de Semion Vinokur Os Segredos Do Livro Eterno