Na Aula Diária de Cabala sobre o Dia da Memória do Holocausto, 28 de Abril, 2014, houve uma discussão sobre a natureza de como o regime Nazi Alemão emergiu e como os regimes Nazis e Fascistas emergem em geral, o que trás as tendências de hoje para com o Nazismo e Fascismo pelo mundo fora, como podem elas ser prevenidas e qual é o papel de Israel no crescimento do Nazismo e Fascismo?
Abaixo estão excertos baseados na aula.
O Que Aconteceu aos Alemães?
O que aconteceu aos Alemães é uma das maravilhas da natureza. Eles eram considerados entre as nações mais civilizadas e de súbito, durante a noite, eles se tornaram selvagens, os piores entre as mais primitivas nações na história. Além do mais, Hitler foi eleito pelo voto da maioria. —Baal Hasulam – “Os Escritos da Última Geração“
Muito do que toma lugar no processo de desenvolvimento da humanidade não vai de acordo com a lógica humana e razão. Por exemplo, como pôde a Alemanha, a nação mais desenvolvida da Europa, com uma história de monarquia, que estava no pico do seu desenvolvimento tecnológico, industrial e cientifico, alcançar um estado onde tais proponentes da alta cultura se transformaram para queimar livros e não quererem nada senão controlo?
Nazismo Não É Somente um Produto da Alemanha
O mundo erroneamente considera o Nazismo um resultado particular da Alemanha. Na verdade, ele é um resultado de uma democracia e socialismo que foram abandonados sem condutas, religião e justiça. Assim, todas as nações sendo iguais nisso; não há esperança de todo que o Nazismo pereça com a vitória dos aliados. Amanhã, os britânicos adoptarão o Nazismo, uma vez que eles também vivem num mundo de democracia e Nazismo. —Baal Hasulam – “Os Escritos da Última Geração“
Por outras palavras, o regime Nazi é uma das fases no desenvolvimento egoísta da humanidade, que é necessário e impossível de prevenir. Como tal, ele pode tomar lugar em qualquer nação de acordo com o desenvolvimento de cada nação. Quer um país tenha ou não sofrido imenso de um regime Nazi nada significa. Amanhã, esse mesmo país que sofreu do Nazismo ele mesmo se pode tornar um regime Nazi.
O Nazismo precisa de aparecer. Isto é, a não ser que em antemão, as pessoas a quem foi concedido um ponto no coração (ou seja, um desejo pela espiritualidade, chamado "Israel," de "Yashar Kel" [direito a Deus]) trabalhem pela sua união em prol de alcançar equivalência de forma com o Criador (portanto, o Criador sendo a qualidade de amor e doação da Natureza). Somente se a união estiver direccionada na direcção de alcançar tal equilíbrio com a qualidade de amor e doação, pode um regime Nazi ser prevenido em todo e cada país. Se não, então há regimes Nazis potenciais a brotar em qualquer país.
Colocando-o em diferentes palavras: Após o capitalismo, que caracterizou a Alemanha pré-Nazi, se não quisermos que um regime Nazi surja, assim precisamos de trazer o tipo de união que as pessoas desejam numa forma de doação e não numa forma egoísta.
A palavra "fascismo" em e por si mesma surge da união (ou seja, fasces, um feixe de varas atadas à volta de um machado, que significava força da união). Assim, uma mudança na direcção da união é necessária. Até hoje, tendências para o Nazismo estão a aparecer mundialmente e continuarão a crescer se aqueles a quem foi concedido um ponto no coração não trouxerem as pessoas, através da disseminação, a Luz que reforma. Se a Luz reformadora for atraída, então o inteiro processo que conduz para os regimes Nazis e uma possível terceira guerra mundial podem ser prevenidos.
Por Que O Nazismo Surge Após o Socialismo e Democracia?
Isso é porque em certo ponto, a democracia não consegue satisfazer a vontade de receber prazer das pessoas. A democracia alcança um estado onde a crescente vontade de receber exige progresso e visualiza o progresso através da união.
Contudo, que tipo de união alcança ela? Onde pode ela ser implementada? União pode ser egoísta (para beneficiar as pessoas) ou altruísta (em equilíbrio com o Criador, ou seja, a própria qualidade de amor e doação).
Se as pessoas evoluírem naturalmente, egoicamente, então a união é egoísta, para o benefício de uma certa nação ou certas pessoas. Essa abordagem pode ser vista em muitos países, onde após períodos democráticos, os países começaram a sentir que careciam de certa forma de união.
Desta forma, a necessidade de unir precisa de ser expressa, mas como? Ela pode assim somente ser expressa para com outras pessoas ou nação. Isto é, a força da nação e sua unificação são expressas numa guerra contra outrem. Tal é a tendência de união natural e egoísta.
2 Fases do Surgimento do Nazismo
Até no mundo de hoje, há progresso para o Nazismo de um mês para o próximo. Seja em decisões no mercado comum, ou em muitos países incluindo os EUA e a Rússia, o Nazismo está gradualmente a se tornar cada vez mais aceite.
A primeira fase do surgimento do Nazismo é expressa no tópico do Nazismo entrar na conversação dos mídia, em convenções, nas notícias, etc, mais e mais, que de forma crescente o legitima. As pessoas começam a habituar-se a ele como tema de discussão.
Posteriormente, a segunda fase toma lugar quando a discussão muda de rumo, onde o Nazismo e fascismo já não são apenas temas de discussão, mas mensagens da necessidade de unir a nação contra seus desafiantes e inimigos começam a se propagar através dos mídia. Por outras palavras, o Nazismo e fascismo então são promovidos às pessoas como sendo necessários para a existência da sua nação.
Há uma técnica pela qual se pode vender qualquer coisa a uma certa nação numa questão de poucos anos. Hitler também não o fez de uma só vez. Olhem para quantos anos passaram desde a Primeira até à Segunda Guerra Mundial. Hoje, torna-se ainda mais fácil propagar tais mensagens porque a união é muito mais procurada hoje devido a um desespero muito maior do desenvolvimento da humanidade.
Interioridade e Exterioridade. Israel e as Nações do Mundo
Tenha em mente que em tudo há interioridade e exterioridade. No mundo em geral, Israel, os descendentes de Abraão, Isaac e Jacó, são considerados a interioridade do mundo, e as setenta nações são consideradas a exterioridade do mundo. Também, há interioridade dentro dos próprios Israel, que são os sinceros trabalhadores do Criador, e há exterioridade – os que não se devotam a si mesmos ao trabalho do Criador. Entre as nações do mundo, há interioridade também, que são os Justos das Nações do Mundo, e há exterioridade, que são os rudes e prejudiciais entre eles.
Adicionalmente, entre os servos do Criador entre os Filhos de Israel, há interioridade, sendo estes recompensados com compreensão da alma da interioridade da Torá e seus segredos, e exterioridade, os que meramente observam a parte prática da Torá.
Também, há interioridade em cada pessoa de Israel – a Israel no interior – que é o ponto no coração, e exterioridade – que são as internas Nações do Mundo, o corpo em si mesmo. Mas até as internas Nações do Mundo nessa pessoa são consideradas prosélitos de entre as Nações do Mundo, que vieram e se apegaram ao todo de Israel.
67) Quando uma pessoa de Israel aumenta e dignifica a sua interioridade, que é a Israel nessa pessoa, sobre a exterioridade, que são as Nações do Mundo nela, isto é, quando um dita a maioria dos seus esforços a aumentar e exaltar a sua interioridade, para beneficiar a sua alma, e dá esforços menores, a mera necessidade, para suster as Nações do Mundo nele, isto é as necessidades do corpo,
…
ao assim fazer, um faz os Filhos de Israel elevarem-se para cima na interioridade e exterioridade do mundo também, e as Nações do Mundo, que são a exterioridade, a reconhecerem e admitirem o valor dos Filhos de Israel.
E se, Deus nos livre, é ao contrário, e um individuo de Israel aumenta e aprecia a sua exterioridade, que são as Nações do Mundo em ele, mais que a Israel interna nele,
…
Com estas acções, um causa a exterioridade do mundo em geral – as Nações do Mundo – a se elevarem ainda mais alto e superarem Israel, degradando-os até ao chão, e os Filhos de Israel, a interioridade no mundo, mergulham ainda mais fundo. —Baal HaSulam, “Introdução a o Livro do Zohar,” Items 66 -67
Tudo depende de como Israel (ou seja, aqueles a quem foi concedido um desejo pela espiritualidade) atraem a Luz reformadora e a ordem mundial depende disso. Daqueles a quem foi concedido um desejo pela espiritualidade (chamados "Israel") são ora culpados, ou pelo contrário, são aqueles que se trazem a si mesmos e ao mundo ao equilíbrio com a qualidade da natureza de amor e doação, e como tal, serão recompensados com a interioridade (ou seja, o desejo de doar) sendo mais exaltados e fortes que a exterioridade (ou seja, o desejo de receber para o benefício pessoal).
Não há lugar para lutar com todos os tipos de inimigos aparentes. A luta é somente num lugar: o de organizar Israel (ou seja, o desejo pela espiritualidade) para estar na interioridade (ou seja, conectado à sua fonte de amor e doação) tanto quanto o possível, para atraírem a Luz reformadora (ou seja, aumentar a influência da qualidade de doação e amor sobre si mesmos e sobre os outros), porque a Luz vem do alto, da interioridade para a exterioridade, como desenhamos os Partzufim, uns dentro dos outros.
O Papel de Israel para as Nações
Em tal uma geração, todos os destruidores entre as Nações do Mundo levantam suas cabeças e desejam primariamente destruir e matar os Filhos de Israel, como está escrito (Yevamot 63), “Nenhuma calamidade vem ao mundo a não ser por Israel.” Isto significa, como está escrito nas correcções acima, que eles causam pobreza, ruína, roubo, matança, e destruição no mundo inteiro.
Se o "mapa" mundo não estiver organizado adequadamente, com a interioridade a canalizar para fora para a exterioridade e novamente interioridade canalizando para fora para a exterioridade (veja a imagem no topo desta publicação) então os "Filhos de Israel" (aqueles com desejos pela espiritualidade) causariam todo o mal no mundo.
- Israel = interioridade, o desejo de doar, o ponto no coração, desejo pela espiritualidade, altruísmo
- Nações do Mundo = exterioridade, o desejo de receber, egoísmo
Se for essa a ordem, então a Luz Superior descerá em correspondência e se espalhará para todos e assim preencherá a todos completamente.