A música preenche o mundo inteiro. Na superfície do globo, não há lugar onde uma pessoa não se expresse com algum tipo de som. Mesmo os animais cantam, murmuram e ecoam em diferentes vozes, expressando felicidade, amargura, medo e sofrimento. E tudo isso é música, uma expressão de emoções internas.
O mundo está cheio de melodia. Mesmo quando você olha para o céu, as estrelas e o universo, você sente que eles estão cheios de harmonia. E a música é a harmonia.
Nós não sabemos qual instrumento musical o Rei David usava. Era um instrumento de cordas, uma flauta, ou, eventualmente, um instrumento semelhante a um violino? Mesmo que tenhamos lido os Salmos, não podemos cantar as músicas como ele cantava.
As palavras escritas não nos dão uma sensação ou compreensão clara de como realizá-las. Ao mesmo tempo, por exemplo, na Torá, acima e abaixo das letras estão sinais claros, as marcas da melodia, que nos dão uma compreensão de como cantar o texto da Torá.
E se a pessoa é avançada em sua realização espiritual, ou seja, no sentimento do sistema de controle em nosso mundo, como ela entra nele, sente, entende, e adapta-se a ele, ela começa a cooperar com ele. Então ela começa um diálogo emocional e intelectual consciente aqui.
Isto é, a realização é realizada em dois níveis, no coração e na mente. Entre eles são criadas transições originais e interessantes, com predomínio de emoções ou predomínio do intelecto. Ainda assim a música é resultante da emoção ou do intelecto. Em outras palavras, a música da alma e seu sentimento geral nascem como resultado das boas relações harmoniosas entre as emoções e a mente. Isso é o que é surpreendente sobre alcançar o mundo superior.
Quando um sábio entra no mundo espiritual, ele começa a sentir uma harmonia superior que não pode ser descrita em palavras, porque sentimentos completamente diferentes e uma mente multinivelada são produzidos dentro dele. Contradições se fundem e se aproximam, e a unidade é estendida em seu lugar.
Assim, os nossos meios musicais terrenos não podem conter o volume e a intensidade que um sábio sente ao atingir o mundo superior. Nenhuma orquestra nem órgão vai ajudar aqui.
A característica excepcionalmente única da música espiritual é que ela atrai o próprio ouvinte, e ele então começa a aspirar a isso, a se interessar por seu conteúdo interno, e tenta compreender a camada interna da informação emocional e intelectual que ela contém.
Salmo 121 (Shir LaMaalot) por Yishay Ben Yosef
Salmo 121http://kab.co.il#Salmos #Tehilim
Publicado por Cabala em Português em Sexta-feira, 11 de Março de 2016
No Zohar, o capítulo “Shemot (Êxodo),” Item 333: Os ministros inferiores são chamados de “levitas”, porque eles acompanham e participam “lá de cima” como um [Livui significa acompanhamento], e porque aquele que escutar o canto se une e se sua alma adere ao superior, o Criador.
A música é a revelação da Luz de Chochmá na Luz Hassadim, a maior revelação que existe. “A Música Das Músicas ” é o pico de adesão, ligação e união entre a criatura e o Criador. Salmos são as canções que o Rei Davi (Malchut) revelou na linha média, pois elas são as revelações da Luz de Chochmá na Luz Hassadim.
Às vezes parece que o rei Davi chora; sem saber o que fazer, e se esconde dos inimigos , ainda na escuridão, ele revela Hassadim, a misericórdia do Criador. Assim, é uma canção.
Primeiro, precisamos revelar a linha certa, a fé ou Hassadim, enquanto suprimimos a linha da esquerda e agarramos a direita sozinhos. Quando se revela completamente Hassadim, nos elevaremos a Bina e veremos que podemos ficar na misericórdia de todos os desejos, em todo este nível (nos desejos de GE). Então começamos a trabalhar com os desejos de recepção (AHP) e despertamos a linha de esquerda. Em outras palavras, começamos a despertar as forças de Malchut e aceitamos a Luz de Chochmá em receber esses desejos.
Ao elucidar os nossos desejos de recepção e os adjacentes à linha da direita, assim construímos a linha média. O Estado, quando a Luz de Chochmá é revelada à Luz de Hassadim, quando a linha se conecta à esquerda na linha direita e dá lugar à linha média, ela é chamada de música. Isso é chamado de uma “cruzada”, uma vez que muda de estado para estado, como resultado dessas deslocalizações, promovendo assim o avanço de três linhas: Ibur, Yenika e Mochin. Primeiro, prepara os desejos, e então preenchê-os com a Luz.
Portanto, Salmos (as canções) do Rei David descrevem todos os diferentes estados durante a correção de Malchut nas três linhas. Elas contêm a Luz imensa que o Kli derrama, o que significa que a correção é tão alta que o kli torna-se completo, como a Luz.
A canção “Pois Você Salvou Minha Alma” (Ki Hilatsta nafshi) é uma canção de gratidão de uma pessoa, na medida em que ela subiu para o nível em que foi criada, acima do nosso mundo, e que finalmente encontrou a resposta para o sentido da vida.
Esta é uma canção de gratidão ao Criador por ter elevado você à raiz de sua alma e por lhe permitir alcançar a sua alma.
Esta música é sobre se aproximar da força superior, da raiz da alma, da realização superior, quando uma pessoa começa um diálogo com o Criador e ouve o Criador chamando-a: “Aproxime-se de mim”.
Fonte: Aproxime-se De Mim
Há uma história sobre um Cabalista que viveu em uma aldeia remota na Europa, que costumava convidar músicos de rua de Klezmer para tocar para ele. Sua esposa costumava gritar com ele por dar-lhes os últimos tostões, uma vez que eles não teriam o suficiente para os alimentos, e ele respondia que ele tinha que fazer isso para reviver a sua alma.
A esposa quis saber como ele poderia ser impressionado por eles. Afinal, ele era um grande homem, um respeitado rabino, e eles eram apenas bêbados vagabundos que usariam o dinheiro para comprar vodka e ficar bêbados. Mas ele respondeu que não importava. Eles tocavam por dinheiro, pois queriam beber, e ele ouvia porque queria ser estimulado ao trabalho espiritual.
Portanto, você também tem que encontrar amigos que atuarão diante de você, mesmo se for para o benefício pessoal deles, contanto que você fique impressionado.