"Quando a tribo se sentou em círculo pela primeira vez e concordou em permitir que apenas uma pessoa falasse por vezfoi o mais longo passo à frente na história da lei."
William Curtis Bok
Escritor e juiz da Suprema Corte
As regras do CC para discussões são poucas, simples, razoáveis, e tem como objetivo promover a unidade e aconchego entre os participantes.
1. Igualdade: No círculo, ninguém é mais importante ou menos importante; todos são iguais, e muito
importante! Iniciar a discussão com uma pessoa sentada ao seu lado e prosseguir em torno do círculo na ordem.
2. Mantenha-se no tópico. Todo mundo se esforça para manter o foco no tópico em questão.
3. Ouça os outros no círculo. Cada um fala em sua vez sem interromper as palavras de outro participante.
Ouvimos atentamente a pessoa que tenha a vez de falar e tentamos sentir e compreender o a visão desta pessoa como se fossemos ela. Nós fazemos isso para todos!
4. Não deve haver argumentação, críticas, ou declarações de julgamento, mesmo se discordar. Em nossa vez, vamos adicionar o nosso próprio ponto de vista. Pense na conversa como uma fogueira que aquece em uma noite fria no o bosque. Todos os participantes estão trabalhando para manter as chamas queimando, e cada um acrescenta seu pedaço de lenha no fogo. Os lenhos podem ser muito diferentes, mas todos eles aumentam o propósito comum de manter a chama aquecendo.
5. Defina um limite de tempo. Idealmente, um orador não deve tomar mais que um minuto antes de passar a "Tocha" para o próximo orador. As regras do workshop são diretrizes gerais, não regras no sentido mais estrito. Acima de tudo, o seu objetivo é incentivar conexão, calor e uma sensação de unidade, não a adesão a instruções estritas. Quando você precisar passar para a próxima pessoa no círculo, se um participante falou muito tempo, faça-o com cuidado. Leve em conta que ele em um momento de partilha, de algo muito emocional, provavelmente não se deu conta que tomou muito tempo. Em outras palavras, dê tempo às pessoas para se expressarem, mas não os deixe fazer discursos que lhes dará controle sobre a discussão e, portanto, busque um bom e leve fluxo na discussão.
Além disso, para ajudar a manter os participantes falando um de cada vez, você pode querer usar um "objeto de atenção."
Um objeto de atenção pode ser qualquer coisa como uma caneta ou uma flor ou um papel dobrado, desde que todo mundo saiba que este é o objeto de atenção, a pessoa que o detém é o único que pode falar e todo mundo está a ouvindo atentamente.
Em geral, a melhor estratégia para corrigir alguém que não mantem as regras do debate é se aproximar à questão indiretamente. Você pode querer lembrar aos participantes das regras da oficina, em algum momento durante a conversa. Se você o fizer de uma forma que não aponte o dedo para qualquer um em particular, ninguém vai se ofender por isso. Ou, você pode querer tirar vantagem da oportunidade quando os participantes tenham concluído um círculo, e pedir-lhes para nos lembrar das regras da discussão. Se você disser: "Vamos todos lembrar-nos de uma regra," depois de ter criado uma pausa agradável para alívio no meio de uma (possível) discussão intensa. Em suma, a regra de ouro em relação às regras do workshop é "Seja gentil, sensível, ainda assertivo."
Algumas perguntas, muitas Respostas (possíveis). Uma vez que você já jogou um ou dois jogos (e está bem se você não o fez), e as pessoas do círculo estão sorrindo e prontas para mais, é hora de dar-lhes um verdadeiro sabor da conexão.
Não é necessário ter mais de 5-6 perguntas na oficina, e você não precisa mesmo pedir a todos eles. Se você chegou a um ponto de profunda proximidade entre as pessoas do círculo depois de apenas 30 minutos e quatro questões, não há problema, seguir em frente para a fase de partilha. É melhor se as pessoas saírem com um gostinho de quero mais, do que se eles saírem com uma sensação de que eles experimentaram tudo o que o CC tem para oferecer.
Aqui você vai encontrar algumas possíveis sequências de pergunta para diferentes configurações.
Observe como eles vão do mais geral para o mais pessoal. As sequências contêm mais perguntas do que você precisa para que não se sinta obrigado a fazer a todas elas, basta escolher as que você se senta mais confortável. Além disso, lembre-se que você sempre pode compor suas próprias perguntas, se você se ativer apenas aos prós e contras da construção de perguntas para um bom workshop, que falamos neste capítulo.
No integral-society.com você pode encontrar mais sequências para diferentes ambientes e situações. Você também vai encontrar sequências mais específicas, tais como questões para os círculos sobre relacionamentos, educação, etc.
Do Livro "Completando O Círculo"