Se vocês são educadores, conselheiros, diretores de relações humanas, pais conscientes ou pessoas que compreendem que a conexão entre os seres humanos é uma força imensa, que a qualidade de nossas relações com os demais é o complemento principal de nossa felicidade e a de nossos filhos, então, este livro é exatamente o que estavam procurando.
Este não é um livro de leitura e sim um livro de jogos. Um meio para criar um melhor ambiente de união e cooperação mediante jogos divertidos de conexão com as pessoas que nos rodeiam.
Nosso mundo se caracteriza pela competição, agressividade que desembocam em uma epidemia de depressão, solidão e alienação social. Em um mundo que transmite “eu, eu, e eu”, cresce em volta de cada um de nós uma casca que nos desconecta de nosso entorno.
Temos perdido a sensibilidade, a tolerância, a capacidade de prestar atenção, a possibilidade de cooperar, e o pior a compreensão de que todos dependemos uns dos outros e da qualidade das relações entre nos.
A ciência da felicidade nos leva à compreensão de que somente por meio da construção de pontes adequadas entre nós, somente formando uma conexão correta e cooperação real, poderemos enfrentar todas as dificuldades e viver uma vida feliz e plena.
Neste livro se encontraram jogos que de imediato mudarão o ambiente de competição e alienação social na família, na aula ou no lugar de trabalho em um ambiente de união, conexão entre as pessoas e alegria.
O que é um jogo?
Um jogo é a simulação de um estado futuro em que gostaríamos de nos encontrar. Segundo E l k o n i n (1978), “O jogo não somente evolui ou reforma as operações intelectuais do indivíduo, senão que também transforma radicalmente sua postura em sua relação com o mundo e cria o mecanismo para uma possível mudança de foco e coordenação de seu ponto de vista com os possíveis pontos de vista de outras pessoas”.
Emaranhado
Auditório objetivo:
Um grupo.
O objetivo:
Vinculação e experimentar cercania.
Regras do jogo:
- Os participantes se colocam de pé formando um círculo e levantam os braços frente a eles.
- Cada participante com a mão direita segura a mão esquerda de outro participante no círculo e com a mão esquerda segura a mão direita de outro participante.
- Agora todos os participantes estão conectados em um círculo, mas neste emaranhado confuso, os participantes devem tratar de sair sem soltar a mão do outro para ao final criar um círculo perfeito sem emaranhados