Não seria manchete se um cientista declarasse que no mundo de hoje, estamos todos conectados e dependentes uns dos outros. Mas, se tornaria a principal notícia se um cientista dissesse que há uma forma comprovada que não apenas podemos nos beneficiar de nossa conexão, mas realmente apreciá-la.
Completando o círculo: um método empiricamente comprovado para encontrar a paz e a harmonia na vida, apresenta precisamente isso. Durante um período de quatro anos, os formatos de discussão de mesa-redonda e Círculos de Conexão provaram ser métodos bem-sucedidos para resolver conflitos aparentemente insolúveis, reatamento de relacionamentos, e reunião de familiares que estavam separados. Estas discussões têm sido realizadas nos EUA, Europa e Israel, todos com sucesso retumbante.
Agora, pela primeira vez, Dr. Laitman escreveu a base de conhecimento de seu bem-sucedido método, e acrescentou amostras de círculos fáceis de implementar. À medida que experimentamos estes círculos inovadores, vamos descobrir novas profundidades em nossas conexões e novas ideias para tornar nossa vida mais pacífica e harmoniosa tanto para nós quanto para nossos entes queridos.
No Círculo
"Precisamos finalmente formar um círculo que inclua todos nós, onde todos nós sejamos vistos como iguais".
Barbara Deming
A conexão círculo (CC) é a ferramenta mais comumente utilizada na Educação Integral (IE) para adultos. É uma forma simples e eficaz de discussão que cria cordialidade e harmonia entre as pessoas, mesmo se as pessoas acabaram de se conhecer.
O círculo é uma forma única: ele não tem ângulos, e não início ou fim. Você não pode sentar-se à cabeceira de uma mesa circular porque um círculo não tem uma cabeceira; todos os seus pontos são igualmente afastados do centro. Os cavaleiros do rei Arthur da Távola Redonda sabiam disso e realizavam suas discussões precisamente em torno desse quadro, a fim de enfatizar que eles tinham alcançado as suas decisões em conjunto, sem que qualquer cavaleiro impusesse seus pontos de vista sobre os outros.
Por causa de suas qualidades únicas, o círculo simboliza igualdade. Pessoas sentadas em um círculo tendem a se sentir igualmente dignas. Isto permite-lhes contribuírem com o resto das pessoas do círculo e receber delas sem a necessidade de proteger-se das críticas alheias.
Para manter essa atmosfera, muitas pessoas que conduzem as CCs usam uma regra que diminuir alguém é estritamente proibido. Assim que as críticas entram no círculo, a harmonia e aconchego voam para fora da janela.
O fluxo do Círculo
"Pois eles prevalecem por sua vez, em cada rodada do círculo e passam para uma outra, e crescem quando chega a sua vez. "
Empédocles (filósofo grego, traduzido por Arthur Fairbanks)
Os CCs têm um fluxo muito simples:
- Jogar um jogo (opcional)
- Realizar um workshop
- Compartilhar impressões (opcional, mas altamente recomendado)
Do Livro "Completando O Círculo"