As pessoas oram, dizem que o ladrão quando está na sua preparação para roubar, quando está em certo esconderijo, ele também ora. Embora não ore ao Criador e não tenha o livro de orações e não coloque Talit e Tefilim, mas ele ora, porquê?
Ele quer que seu desejo seja preenchido. Então esse desejo com que ele quer ter sucesso é também chamado oração. Porquê oração? Como pode ser? Ele nem sequer pensa no Criador, ele não sabe d'Ele, ele não acredita n'Ele, ele o desconsidera, etc
Isso não importa, o desejo está sempre direccionado para a sua origem, para a Luz que o criou, deste modo tudo o que está no desejo é sentido na Luz, porque a Luz constantemente o sustenta e reanima.
Deste modo todos oram, não apenas as pessoas religiosas, mas todos no mundo se sentem qualquer carência, que lhes falta algo, essa carência é chamada oração porque não há ninguém no mundo que não tenha uma carência.
Todas essas pessoas a chorar desde o bebé que chora quando nasce ao clamor de um homem idoso que está prestes a morrer. O que acontece a todas estas carências?
Estas carências afectam a Luz e de acordo com a revelação dessas carências, estes choros, estas dores, a Luz é capaz de avançar estes desejos no seu desenvolvimento. Todo o sofrimento pelo qual passamos, pela nossa vida inteira, pela nossa história inteira, do todo da humanidade, todos esses sofrimentos têm lugar no nosso desenvolvimento. Através deles também nos desenvolvemos.
Tanto que Baal HaSulam respondeu a pessoas que lhe disseram "Em breve a medicina alcançará um ponto em que seremos capazes de receber um comprimido, adormecer e morrer sem dores.", ele disse "Eu não acho que isso seja vantajoso.."
Da 1ª Parte da Aula Matinal 2014-09-24