"Jogos são a forma mais elevada de investigação."
Albert Einstein
Como dissemos, os jogos são um bom aquecimento para o que mais tarde se torna um workshop, seja na definição de uma conexão Círculo ou uma mesa redonda. Os jogos sugeridos irão ajudá-lo a iniciar qualquer oficina, ou realmente qualquer reunião social. Os jogos são divertimento, o que os torna uma ótima ferramenta para quebrar o gelo, quando as pessoas se sentem desconfortáveis com os outros, ou quando você quer passar de forma mais suave para uma nova fase no o workshop.
Às vezes, os jogos estão tão divertidos que as pessoas preferem continuar a jogar por um tempo antes de passar para o workshop. Isso está bem, mas seja sensível aos humores das pessoas, porque nem todo mundo se sente confortável com jogos sociais.
Os Instrutores do ARI conduzem os CCs em uma base regular em muitos lugares diferentes, e muitas vezes acontece que um círculo vai se sentir muito bem quando o instrutor sugere um jogo, mas quando o mesmo instrutor sugere o mesmo jogo uma hora mais tarde para um grupo diferente de pessoas, eles simplesmente se levantam e saem.
Se você não tiver certeza, prefira algo mais leve e que não intimide, por exemplo, “Vamos apresentar nossos nomes (grande sorriso). Meu nome é Michael (e um sorriso encorajador para a pessoa sentada ao lado dele para dizer o seu nome)".
Esta introdução lhe dará a chance de sentir se eles estão prontos para alguns jogos ou se você precisa ir em frente com o workshop. Nota: isso aconteceu conosco, houve pessoas que se ressentiram até mesmo ao mencionar seus nomes. Não leve a ferro e a fogo pois nem todo mundo é um candidato para um Círculo de Conexão.
Nós geralmente dividimos jogos em duas categorias: O Quebra Gelo e Construtores de Equipe. Como seus nomes sugerem, quebra-gelos são usados no começo, quando as pessoas não conhecem os outros. Um ou dois jogos serão suficientes para começar um círculo acolhedor e quebrar o gelo.
Do Livro "Completando O Círculo"
Durante cada encontro social ou com um grupo determinado, nós sentimos confrontados com o desafio: como criar um sentimento comum entre nós um sentimento de cercania e colaboração para facilitar o entendimento?
A primeira série de jogos que temos selecionado são particularmente adequados para o tema das apresentações, ou quando seja conveniente. Não requere explicações e seu propósito fundamental é quebrar o gelo para criar um ambiente amistosos, estabelecer um ritmo comum e continuar desenvolvendo as atividades conjuntas. O mais importante é que este ambiente divertido será a base das atividades de grupo.
O Rádio Da Gente
Auditório objetivo:
Um grupo.
O objetivo:
Vinculação e criar camaradagem entre os participantes.
Regras do jogo:
- Os participantes cantam uma canção; menos uma pessoa que está a cargo do rádio.
- A pessoa a cargo controla o aparelho mediante o movimento de um botão imaginário de um rádio imaginário.
- Quando move a mão para um lado, liga o rádio ou sobe o volume do rádio e quando move a mão em sentido contrário o desliga ou baixa o volume.
- Os participantes devem tentar cantar juntos, mesmo com interferência do rádio.
- Se sugere desligar o rádio durante um bom intervalo e logo ligar o volume de uma vez.