UMA VELA QUEIMA PROFUNDAMENTE NA CAVERNA, MAL ILUMINA AS CARAS BARBUDAS DOS HOMENS SENTADOS LÁ DENTRO.
YEHUDA OUVE A VOZ DE BARUCH:
-Você vê a caverna?
Yehuda: Sim.
A voz de Baruch: Tem alguém lá dentro?
Yehuda: Sim. Tem dez homens. Eu os vejo.
A voz de Baruch: O que você acha que eles estão fazendo lá dentro?
Yehuda: Eles estão se escondendo dos romanos.
A voz de Baruch: Correto. E por que se escondem?
Yehuda: Eu não sei.
A voz de Baruch: Eles estão escrevendo o grande Livro do Zohar, é por isso que eles estão lá. (A voz de Baruch é calma e confiante.) Eles estão escrevendo o livro que descreve como o mundo inteiro,como cada pessoa pode sair da sujeira deste mundo, sair do ódio de um para com o outro, e aprender verdadeiramente, não para o seu próprio bem, Yehuda, mas verdadeiramente amar.
BARUCH SACODE A CABEÇA E TENTA ANIMAR SUA EXPLICAÇÃO COM GESTOS.
-Ame o seu próximo, ame o mundo toooooodo, ame a todos ... Amor! E saiba, Yehuda, que o amor não é apenas uma palavra. Amar é não pensar em si mesmo, mas somente nos outros! É viver não só para o seu próprio bem, mas para o bem dos outros! Isso é amor.
OS OLHOS DE BARUCH ESTÃO ARDENDO; ELE ESTÁ SEM FÔLEGO DE TANTA ALEGRIA.
-Você entende, Yehuda, o quão sublime é isso? É assim tão elevado, meu filho! Faz minha cabeça girar! Basta imaginar, tudo aconteceu no século II, quando o mundo estava se afogando em sangue, quando as pessoas foram ceifadas por epidemias como folhas de grama. Foi uma época onde o poder, a fama e a riqueza eram os principais valores do mundo. No entanto, em um momento tão podre, dez magros, homens famintos estavam escrevendo um livro sobre amor, sobre o que tinham alcançado. Eles estavam escrevendo um livro sobre a sua conexão com o Criador, Yehuda.
Do Livro "O Cabalista" de Semion Vinokur
Este romance é sobre Baal HaSulam, um dos maiores Cabalistas de todos os tempos. Baal HaSulam escalou todos os 125 degraus de realização espiritual. Ele obteve uma conexão completa com o poder que governa o mundo. Ele viveu no século XX e previu tudo o que aconteceu. Ele apaixonadamente desejava salvar a humanidade de futuros desastres e aflições.
É por isso que ele escreveu para nós uma interpretação completa de O Livro do Zohar.
Podemos observar as ações de um Cabalista, mas é praticamente impossível penetrar no seu mundo interior. Esta história é uma tentativa de compreender o homem interior e mostrar que não existem milagres, além daquele que uma pessoa se transforma.