Posso ser encarnado como um gato no próximo ciclo de vida ou vou ser também uma pessoa?
Uma pessoa permanece sempre uma pessoa, um homem – um homem, uma mulher – uma mulher, e um gato – um gato. A matéria continua a mesma matéria.
Todas as teorias e fantasias sobre a reencarnação das almas em vários animais e até em plantas estão erradas.
E, em geral, a alma não pertence ao corpo. O corpo só existe para criar condições para o desenvolvimento da alma. Mas na medida em que a alma é desenvolvida, o corpo começa a receber novas características físicas, que nos ajudam a desenvolver ainda mais a alma. Tudo acontece apenas para este fim.
Eu não entendo; o que acontece com uma pessoa depois que ela morre?
Não vemos o que acontece com uma pessoa depois que seu corpo morre? O corpo apodrece e se transforma em pó. Se uma pessoa não desenvolve a alma dentro dela, então só um elemento consciente da alma é deixado, que deve criar um corpo novamente.
O que acontece se eu desenvolvi uma alma?
Se você tiver desenvolvido a sua alma ao nível necessário, ou seja, você corrigiu-a realmente, então você não precisa mais ser encarnado neste mundo, e a alma viverá para sempre.
Será que a própria alma é meu “eu”?
Especificamente, a alma é o “eu”. Uma pessoa é a sua alma, ao passo que o corpo é apenas o material que a acompanha e ajuda no desenvolvimento da alma.
Então, por que os cabalistas, por vezes, escrevem que uma pessoa é reencarnada em animais, por exemplo, em um porco?
Isso está escrito metaforicamente. “Reencarnou como um porco”, significa que desejos como os de um porco chegam a uma pessoa, o que ele tinha aparentemente abandonado há muito tempo.
Assim, como às vezes na vida de uma pessoa, ela comporta-se como este e nós o chamamos de “porco”. No mesmo sentido, cabalistas falam sobre encarnação como um porco, ou seja, tais características, como um porco, aparecem na pessoa, mas é claro que ela continua a ser uma pessoa.
O que em mim tem medo da morte?
Meu corpo físico não tem medo da morte, o ego tem. Ele tem medo de não ser capaz de preencher-se e elevar-se ao nível da existência simples.
O que há depois da morte?
Nada. O corpo físico deixa de existir, mas os Reshimot (informação espiritual) permanecem. No nível corpóreo eles realizaram algo de certa maneira, num determinado momento, em determinadas circunstâncias.
Mas o seu nível espiritual de implementação ainda não ocorreu, visto que a pessoa ainda não chegou a esse nível. Por isso, ela tem que passar por diferentes circunstâncias.
Depois começa a próxima encarnação da alma num corpo recém-nascido, depois novamente uma longa linha de crescimento é realizada, durante a qual a correção inconsciente dos Reshimot é realizada. Então, novamente a pessoa recebe a oportunidade de alcançar o nível de desenvolvimento de sua alma, ou seja, atingir o nível do desejo de doar, contra o desejo de receber.