O sábios disseram que a Cabalá não pode ser ensinada a alguém que não tenha abandonado a ”idolatria e superstições”. O que eles querem dizer?
“Superstição” é pensar que nossa vida depende do acaso e não de uma força superior singular, do “Bom que Faz o Bem”, além da qual não há mais nada. Tudo o resto é considerado como superstição: a fé no governo, a força pessoal, a força da natureza, sorte, demônios e espíritos, ou o que quer que seja, exceto o Criador, Aquele que nos traz somente o Bem.
Assim, a superstição é qualquer condição em que o homem não se vê vivendo em um mundo fechado, mutuamente conectado, um sistema integral, onde a única força que governa é a força do amor e da doação. Se ele não tem essa percepção clara, isso significa que ele não tem fé. Qualquer outro tipo de percepção e falta de desejo de alcançar a fé é chamada de superstição ou acreditar em várias forças estranhas.
No entanto, evidentemente, nós definimos as expectativas de cada pessoa de acordo com seu desenvolvimento, assim como esperamos cada vez mais de uma criança a cada ano, de acordo com sua idade. Portanto, não culpe o leigo por não estar no mundo do Infinito sentindo o Criador. No entanto, cada um tem que encontrar uma maneira de visualizar isso de certa forma, em seu próprio nível, se ele for um ser humano.
Poderes sobrenaturais existem no nosso mundo?
O natural e o sobrenatural são medidos em relação ao homem, segundo a sua natureza e o nível do seu desenvolvimento. Por exemplo, se a uma pessoa que vivia há 500 anos fosse lhe mostrada um avião, ela ficaria muito assustada ao ver esse pássaro de metal voando pelo ar, sem sequer mover suas asas!
No entanto, o sobrenatural não representa nada mais poderoso do que eu. Agora há algo que me controla, mas amanhã vou controlar. Supernatural é algo “acima da minha natureza”, algo que eu nunca vou alcançar naturalmente.
A natureza do nosso mundo é completamente egoísta. É o desejo de receber o possível prazer de tudo, para se aproximar de coisas benéficas e ainda mais de coisas prejudiciais. O oposto da natureza, doação e amor, é acima deste nível.
As forças de doação e amor são maiores do que a nossa natureza, pois elas não têm as limitações de perceber as coisas só por causa do próprio prazer individual. Essas forças só podem ser ativadas com a condição de que você as adquire se elevando acima da sua natureza a natureza oposta. Então você vai ter uma percepção diferente da realidade, como está escrito: “eu vi um mundo reverso”. Esta realidade não é limitada pelo tempo, espaço e movimento. Ela é infinita e harmoniosa, sem conflitos ou limites. Uma vez que você atingir, você existe nela.
Nós não sentimos a realidade agora porque possuímos qualidades opostas. Mas aqueles que adquirirem qualidades acima da sua natureza percebem. Pode-se dizer que esse tipo de pessoa, que é chamado de cabalista, tem poderes sobrenaturais.