Semion Vinokur recebeu o Prémio da Academia Israelita de Cinema em 1999. Ele realizou e escreveu argumentos para mais de 60 documentários internacionais. Ele escreveu 11 argumentos para longas metragens, produziu 7 documentários e escreveu vários docudramas.
Actualmente realiza o programa de TV "A Luz da Cabala," de mais de 130 programas, que tem uma audiência sem precedentes na TV Israelita.
Seus prémios incluem o Primeiro prémio no Festival de Documentários Internacional de Moscovo, no Festival de Cinema Internacional Carlovy Vary, no festival de cinema Flagstaff International, Primeiro prémio “Magnolia” no festival de documentários Internacional de Shanghai, prémio finalista no Festival de Documentários de Nova Iorque.
Ele foi escolhido de entre 86 realizadores pela família do Primeiro Ministro Benjamim Netanyahu para filmar um documentário sobre a lenda falecida, Yonatan Netanyahu.
O Primeiro Ministro Benjamim Netanyahu, irmão do herói, vendo o filme "Yoni" disse:
"Estou sem palavras; é um verdadeiro testemunho da vida do meu irmão."
Seu documentário emotivo e preenchido por música "Aquilo que o fogo não queima" sobre uma sobrevivente do Holocausto foi adquirido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel para ser mostrado em todas as embaixadas pelo mundo fora.