Os interpretes questionaram sobre o versículo, "E Jacó estava muito assustado e aflito." Afinal, o Criador lhe mostrou a visão da escada que Ele lhe havia mostrado, lhe prometera guardá-lo onde quer que ele caminhasse, como está escrito, "E eis , Eu estou contigo e Eu te guardarei onde quer que caminhes, Eu estarei contigo." Então porque precisou ele de dizer, "Salva-me por favor da mão do meu irmão, da Mão de Esau"?
O Zohar interpreta o que os anjos dizem para Jacó, "E ele também caminha para ti e quatrocentos homens estão com ele." Ele questiona, "Porque lhe disseram assim?" Ele responde, "porque o Criador sempre quer as orações dos justos e é coroado com suas orações," ou seja o Criador deseja as orações dos justos (Yevamot 64a).
Baal HaSulam interpretou por que o Criador não dá aos seres criados abundância sem oração, mas em vez disso quer que eles Lha peçam e depois outorga sobre eles. Como disseram nossos sábios, "Mais que o bezerro quer mamar a vaca quer alimentar" (Pesachim 112). Porém, há uma regra que não há luz sem um Kli [vaso]. Um Kli é chamado "desejo," uma vez que não há coação na espiritualidade, porque é impossível sentir o sabor de prazer de alguma coisa que uma pessoa não queira, uma vez que a sensação de prazer depende principalmente do desejo e anseio pela questão. Assim, o Criador não doa a menos que as criaturas tenham um desejo e anseio.
O desejo do homem é formado especificamente pela oração, uma vez que ao sentir a carência, a pessoa começa a orar. Com isto, sua oração cresce e se multiplica até que chegue a um nível onde ele é adequado para receber a abundância superior. Por esta razão o Criador anseia pela oração dos justos, pois somente com isto podem eles receber a Sua abundância.
É sabido que podemos sempre discernir dois discernimentos na Sua abundância: Ohr Makif [Luz Circundante] e Ohr Pnimi [Luz Interna]. Ohr Makif significa aquilo que a pessoa está destinada a receber, mas ainda não está pronta para receber a abundância. Ohr Pnimi significa aquilo que a pessoa está a receber no presente, ou seja a abundância que vem dentro dela.
Segundo aquilo que dissemos acima, que devemos preceder todas as coisas que recebemos com oração. de modo a termos um Kli para receber a abundância, sucede-se que até depois do Criador lhe ter prometido na visão da escada, isso é considerado Ohr Makif.
Mas quando ele encontrou Esau, ele precisava de salvação no presente. Ele teve de orar para mostrar o desejo, considerado o Kli para a salvação, uma vez que sem um Kli, é impossível receber Ohr Pnimi. A promessa é considearda Ohr Makif, mas quando chegamos para levar a cabo a promessa, precisamos de oração. A Ohr Makif é um despertar do alto e a Ohr Pnimi vem de um despertar de baixo.