Depois de ele se ter conectado com um grupo de pessoas que desejam alcançar o grau de amor pelo Criador e deseja tirar delas a força para trabalhar em prol de doar e ser emocionado pelas suas palavras sobre a necessidade de obter o amor pelo Criador, ele deve considerar cada amigo do grupo como maior que si mesmo. Foi escrito no livro, Matan Torá(A Doação da Torá, p 143), que a pessoa não fica impressionada pela sociedade ou recebe a sua valorização de algo a menos que ela considere a sociedade maior que si mesma. Essa é a razão pela qual cada um deve sentir que ele é o menor de todos eles, uma vez que a aquele que é grande não pode receber daquele que é menor que si mesmo, muito menos ser impressionado pelas suas palavras. Em vez disso, é somente o menor que é impressionado valorizando o maior.
(RABASH, "Faz para Ti Mesmo um Rav e Compra Para Ti Mesmo um Amigo - 1")
Como pode uma pessoa considerar o seu amigo como maior que si mesmo, quando ele pode ver que os seus próprios méritos são maiores que os do seu amigo, que ele é mais talentosos e tem melhores qualidades naturais? Existem duas maneiras de compreender isto:
1. Ele avança com fé acima da razão: assim que ele o escolheu como uma migo, ele aprecia-o acima da razão.
2. Isto é mais natural - dentro da razão. Se ele decidiu aceitar o outro como um amigo, e trabalha sobre si mesmo para o amar, do que é natural com o amor de ver apenas coisas boas. E mesmo embora existam coisas más no seu amigo, ele não as pode ver, como está escrito, "o amor cobre todas as transgressões.”
(RABASH, "Sobre a Importância dos Amigos")
Pode ser conseguido pela adesão de amigos –novas qualidades pelas quais serão qualificados para alcançar Dvekút com o Criador. E tudo isto pode ser dito enquanto vê os méritos dos amigos. Nessa altura, é relevante dizer que devia aprender das suas acções. Mas quando vê que é melhor qualificado que eles, não há nada que possa receber dos amigos. É por isso que disseram que quando a inclinação do mal vem e lhe mostra a humildade dos amigos, ele deveria elevar-se acima da razão. Mas certamente, seria melhor e mais bem sucedido se ele pudesse ver dentro da razão que os amigos estão num nível mais elevado que o seu. Com isso podemos compreender a oração que Rabi Elimelech tinha escrito para nós, “Deixemos que os nossos corações vejam as virtudes dos nossos amigos, e não as seus defeitos."
(RABASH, "Acerca de Acima da Razão")
Existem duas condições para obter a grandeza:
1. Escute sempre e assuma a valorização do ambiente na medida de sua grandeza.
2. O ambiente deve ser grande, como está escrito, "Na multidão do povo está a glória do rei."
Para receber a primeira condição, cada estudante deve sentir-se o mais pequeno entre todos os amigos. Nesse estado, um pode receber a valorização da grandeza de todos, uma vez que o grande não pode receber de um pequeno, e muito menos ser impressionado por suas palavras, apenas o pequeno é impressionado pela valorização do grande. E sobre a segunda condição, cada estudante deve exaltar as virtudes de cada amigo e acarinhá-lo como se ele fosse o maior na geração. Então o ambiente irá afectá-lo como um ambiente suficientemente grande, uma vez que qualidade é mais importante que quantidade.
(Baal HaSulam, "Um Discurso pela Conclusão de O Zohar")
É impossível receber a influência da sociedade, se ele não estiver ligado à associação, o que significa se ele não os valoriza. Na medida em que ele os valoriza, ele pode receber deles a influência sem qualquer trabalho, simplesmente por aderir à sociedade.
(RABASH, "A Severidade de Ensinar a Idolatras a Torá")
Quando uma pessoa deseja adquirir alguma coisa da sociedade, ela deve julgar cada um favoravelmente. Então ela pode adquirir dos amigos para que eles a ajudem no trabalho, uma vez que ela tem alguém de quem receber. Mas quando ela vê que está muito acima da sociedade inteira, de quem receberá ela? Nossos sábios vieram e disseram sobre isso, “Julgai toda a pessoa favoravelmente.”
(RABASH, "O Que Procurar na Assembleia de Amigos")
Se uma pessoa não tem qualquer desejo e anseio por espiritualidade, se ele está entre pessoas que têm um desejo por espiritualidade; se ele gosta destas pessoas, ele, também, irá tomar sua força para prevalecer, e seus desejos e aspirações, embora por sua própria qualidade, ele não tenha estes desejos e anseios e o poder para superar. Mas de acordo com a graça e a importância que ele atribui a estas pessoas, ele irá receber novos poderes.
(Baal HaSulam, "Ele Não Disse Ímpio ou Justo")
Um grande princípio e entre as raizes do trabalho e as portas do arrependimento, é se unirem como um, se conectarem em amor de amigos e verem os méritos e o serviço ao Criador no seu amigo e não suas iniquidades. Com isto, ele deseja e anseia se assemelhar a ele nas boas acções e vai retornar ao Criador com todo seu coraçao.
(Rabi Kalonimus Kalman Epstein, Maor VaShemesh, Nitzavim)
A coisa principal que faz um amar o outro é quando cada um é baixo e desprezível aos seus próprios olhos, sempre achando defeitos nas suas acções e vê a rectidão do seu amigo e as acções do seu amigo como muito grandes aos seus olhos. Com isto, ele ama o seu amigo e se une com ele. Inversamente, se ele mesmo for grande aos seus próprios olhos e se sentir orgulhoso, ele naturalmente vê os defeitos do seu amigo e portanto o odeia, dado qeu seu amigo é muito baixo aos seus olhos.
(Rabi Kalonimus Kalman Epstein, Maor VaShemesh, Tetzavé)
Rav Yehoshua Ben Perachia diz sobre isso "Julga cada pessoa favoravelmente", significando cada um deve julgar todos favoravelmente. Isso significa que o fato de que ele não encontra qualidades em si não é culpa deles. Pelo contrário, não está em seu poder ser capaz de ver o mérito do público em geral. Por esta razão, ele vê de acordo com as qualidades de sua própria alma. Isto é verdadeiro segundo a sua realização, mas não segundo a verdade.
(RABASH, "Faz para Ti Mesmo um Rav e Compra Para Ti Mesmo um Amigo - 1")
Uma pessoa devia sentir que é pior do que os outros porque realmente esta é a verdade.
(RABASH, "Acerca de Acima da Razão")
É proibido olhar negativamente para o nosso amigo e achar aquilo que não é bom nas suas proximidades, ou procurar defeitos no trabalho do seu amigo. Pelo contrário, a pessoa deve somente olhar para o bem e sempre procurar e achar nele méritos e bondade.
(Rabi Nachman de Breslau, Conselhos Sortidos, "Paz," 10)
Aquele que trabalha em pureza sempre se queixa sobre si mesmo e vê os outros num grau melhor que ele se sente a si mesmo.
(Baal HaSulam, "Descidas e Incitações, Subidas e Queixumes")
Se uma pessoa tem amor de amigos, a lei no amor é que você quer ver os méritos dos amigos e não seus defeitos. Então, se uma pessoa vê certo defeito no seu amigo, não é um sinal que seu amigo esteja em falha, mas que o defeito está nele, isto é porque o seu amor de amigos está defeituoso, ele vê defeitos no seu amigo. Desta forma, agora ele não deve zelar pela correcção do seu amigo. Em vez disso, ele mesmo precisa de correcção. Segue-se de tudo o mencionado que ele não deve cuidar da correcção dos defeitos do seu amigo, que ele vê no seu amigo, mas ele mesmo precisa de corrigir o defeito que ele criou no amor de amigos. E quando ele se corrige a si mesmo, ele irá ver apenas os méritos do seu amigo e não seus defeitos.
(RABASH, "Sobre a Importância dos Amigos")
"O mundo inteiro foi criado somente para me servir." Segundo a interpretação de Baal HaSulam, isso significa que todos os defeitos que a pessoa vê nos outros, a pessoa acredita que eles lhe pertencem. Portanto, ela tem aquilo que corrigir. Sucede-se que o mundo inteiro a serve para lhe fornecer os defeitos dela e ela mesma não precisa de os procurar. Em vez disso, eles lhe fazem um grande favor lhe fornecendo os seus defeitos.
(RABASH, "Para Me Servir")
“Vós estais de pé hoje, todos vós, ...vossos chefes, vossas tribos, vossos Ansiães e vossos oficiais, cada homem de Israel.” Ela começa com a forma plural, “Vós”, e termina na forma singular, “Cada homem de Israel.” O autor do livro, Luz e Sol, explica que ao usar forma plural e forma singular, ela aponta para a questão de amor de amigos. Embora entre vós estão “chefes, tribos,” etc., ainda assim nenhum vê maior mérito em si mesmo que qualquer homem de Israel. Em vez disso, cada um é igual em que nenhum se queixa sobre o outro. Por esta razão, de cima, também, eles são tratados em concordância, e é por isso que grande abundância é concedida abaixo.
(RABASH, "Vós Estais de Pé Hoje, Todos Vós")
Salva-nos da inveja entre nós, e não deixes que a inveja por outros entre nos nossos corações, nem a inveja de outros por nós. Antes, deixa que os nossos corações vejam as virtudes dos nossos amigos, e não as suas falhas. E deixa que falemos uns com os outros de uma forma que seja decente e digna perante Ti, e não permitas que qualquer ódio de um por outro se desenvolva, Deus nos livre. Fortalece os nossos laços de amor por Ti, conhecidos que são por Ti, que tudo será para trazer-Te contentamento. Este é o nosso objectivo principal. E caso não tenhamos a sagacidade de apontarmos os nossos corações para Ti, Tu ensinar-nos-ás, para que possamos realmente conhecer o objectivo da Tua boa vontade.
(Rabi Elimelech de Lizhensk, Noam Elimelech, "Uma Oração Antes de Uma Oração")