Pergunta: Por que existem pessoas que vêm ao mundo com condições tais como o autismo? Como podem as pessoas com baixos níveis de desenvolvimento mental, que não sabem ler ou escrever e não têm a capacidade de estudar a sabedoria da Cabalá, passar pela correção e alcançar a Luz superior, o Criador?
Resposta: Nós temos que cuidar de tais pessoas. A sociedade tem que assumir a responsabilidade de trabalhar com elas. De forma alguma é permitido negligenciá-las, porque há uma grande correção da alma.
As pessoas nesses estados não têm livre arbítrio, de modo que certamente não podem se corrigir; mas o sistema superior realiza a correção para elas, de modo que essas pessoas também são fundamentais para o nosso mundo.
Pergunta: A correção também é para seus pais?
Resposta: Não apenas para os pais, mas para a sociedade como um todo.
Autismo – Uma Correção Para Toda A Sociedade
Pergunta: Hoje, uma em cada cem crianças sofre de autismo. O que é este mundo autista do ponto de vista da sabedoria da Cabalá? Como é possível perscrutá-lo? Como é possível compreender essas pessoas?
Resposta: A alma humana é um fenômeno diversificado com múltiplos níveis.
Provavelmente, existe uma classificação de crianças como autistas de acordo com alguns sinais externos e internos, de acordo com testes e assim por diante. No entanto, na minha percepção da humanidade e da realidade em geral, eu não consideraria essas pessoas como separadas das outras, pois, afinal de contas, todos nós somos autistas em algum grau.
De alguma forma, nós somos normais, de alguma forma gênios, e de alguma forma completamente estúpidos, camponeses, trabalhadores, homens livres, senhores e servos. Isto é, em cada pessoa, tudo se encontra em diferentes combinações.
Tudo depende da integração das pessoas autistas no ambiente circundante, porque o ambiente é a principal coisa que nos diferencia mais das outras pessoas. Então, eu acho que nós simplesmente ainda não encontramos o método certo com cuja ajuda seria possível conectar pessoas autistas com pessoas normais.
O autismo é um problema social da relação com o ambiente. Se o ambiente certo é criado em torno da criança – o grupo ou os amigos para organizar as interações bem-sucedidas com crianças mais velhas que sabem como se comportar – então estou certo de que é possível tirar a criança de qualquer estado, porque a influência do ambiente, especialmente sobre a pessoa autista, proporciona um efeito imenso.
Eu não que medicamentos os especialistas usam, mas na minha percepção e compreensão, a correta influência proposital, não apenas numa criança, mas em qualquer pessoa, é capaz de movê-la para qualquer estado. Ela pode tornar qualquer pessoa normal autista, e vice-versa.
Crianças Autistas: O Ambiente Determina Tudo
Pergunta: Nas escolas que integram crianças autistas, muitas vezes há conflitos entre os pais de crianças autistas e pais de crianças comuns que não querem que seus filhos estudem na mesma sala de aula com as crianças autistas. Como podemos explicar aos pais que eles deveriam aceitar isso corretamente?
Resposta: A questão é que este não é um problema dos pais, mas de todo o sistema de educação que realmente não tem o elemento da educação. Infelizmente não educamos as pessoas, mas nos envolvemos em ensinar uma pequena máquina humana para depois crescer até ser um robô, um parafuso em algum sistema maior.
Quando as escolas ensinam uma criança, isso não significa que a educam para ser um ser humano: uma pessoa que pode se conectar com outras e cooperar mutuamente com elas, para construir a si mesma, a família, a sociedade, o mundo. As escolas não têm capacidade, poderes ou pessoal treinado para fazer isso.
Esta é a razão pela qual não podemos esperar que os pais vejam as coisas com a mente aberta e entendam que a presença de uma criança autista na sala de aula permite que as outras crianças vejam o mundo e a sociedade de forma diferente, e aprendam a cooperar mutuamente com os outros.
Eles não entendem que todas as crianças em sala de aula se beneficiam de ter um menino como este entre si, uma vez que ele precisa da cooperação mútua delas e elas devem ajudá-lo. Do ponto de vista social, é o grande trunfo num grupo de estudantes.
Mas as escolas modernas são construídas de acordo com princípios totalmente diferentes e, portanto, qualquer coisa que possa ser considerada uma interrupção no processo “criativo” que força uma pequena criatura a adquirir o máximo de informação é indesejável. Nada é exigido dela, exceto ser um bom egoísta, competir contra todos os outros e ao inferno com os outros; você tem que ser o primeiro.
A quem podemos nos voltar? Aos pais? Os pais foram criados exatamente da mesma forma que seus filhos; eles vivem no mesmo mundo. Portanto, o que é necessário aqui é uma mudança profunda do sistema.