É sabido que enquanto a pessoa está viva, é considerado que ela "caminha," onde através do seu engajamento na Torá e Mitsvot [mandamentos] ela "caminha" todos os dias de grau em grau. Depois da sua morte, ela é chamada "parada," uma vez que "Os mortos são livres," etc. Mas Jacó é chamado "caminhar" até depois da sua morte, uma vez que o inteiro engajamento de Israel em Torá e Mitsvot em toda a geração tem sucesso para eles porque ele lhes legou as qualidades.
Este é o significado de "Jacó não morreu." Do lado de Tiféret, a morte de Jacó é completa. O questionador não entendeu e pensou que isso significava que ele tinha morrido de verdade e disse para ele, "Eu exijo o texto literal."
Há dois tipos de sábios discípulos: 1) aqueles que se sentam e aprendem para si mesmos, 2) aqueles que são recompensados e tornam o público digno e ensinam a Torá aos outros.
A diferença entre eles é que o segundo tipo caminha de grau em grau após a sua morte, também. É por isso que há um costume de ser nomeado na celebração da morte, dado que nesse dia ele é julgado e através do engajamento do seu pai em Torá e Mitsvot, que ele deixou atrás dele neste mundo, ou que ele fortalece um sábio discípulo, há uma subida para a alma dos pais. Este é o significado do dever do filho purificar o pai e este é o significado do seu dever de honrá-lo aquando da sua morte.