Antuérpia, Jerusalém 1961-62
Ômer vem das palavras "reunir talos," que significa conexão. A pessoa deve tentar fazer com que a conexão entre ela e o Criador brilhe, como numa safira ou um diamante. O mundo é chamado "os seis dias da acção e o Shabat [Sabate],” que são sete Sefirot e há Hitkalelut [mistura] das Sefirot. Portanto, devemos nos conectar ao Criador em todos os dias dos anos das nossas vidas, que são setenta anos, implicando que cada ano é composto de dez Sefirot.
Corrigindo a conexão, chamada Ômer, nós podemos ser recompensados com a qualidade da Torá, que é considerada "liberdade do anjo da morte," como disseram nossos sábios, "Não lhe chame Charut [cravado] mas Cherut [liberdade],” quando nós saímos da escravidão da inclinação por meio da Torá.
Isto depende da conexão do homem com o Criador. Quando a pessoa está em separação, ela é chamada "idolatra" e a Torá foi dada somente ao povo de Israel, como está escrito, "Ele assim não fez com qualquer nação e eles não sabiam as ordenanças," uma vez que a Torá é chamada "uma ordenança" e "um presente" e foi dada somente a Israel e uma pessoa é chamada "Israel" somente quando ela está conectada ao Criador.