Kislev, Tav-Shin-Mem, Novembro de 1979
"E eis, o Senhor estava sobre ele e disse, 'Eu sou o Senhor, Deus de teu pai Abraão... Esta terra sobre a qual te deitas, a ti eu a darei e aos teus descendentes.'"
Interpretou RASHI sobre a questão, Por que são os quatro côvados onde ele se deita importantes? Ele trás as palavras de nossos sábios, "O Criador dobrou toda a terra de Israel debaixo dele, implicando para ele que seria fácil para seus filhos de conquistar como quatro côvados, que é o lugar do homem."
Precisamos de entender as palavras por intimação. Eretz [terra] é chamada Malchut, que é o reino dos céus. O todo da terra de Israel, ou seja o Criador dobrou o todo da terra espiritual debaixo do reino dos céus, como no versículo, "O que requer o Senhor Deus de ti? Somente temor." Ou seja, nós não precisamos de nada mais senão aceitar o fardo do reino dos céus. Com isto nós podemos ser recompensados com toda a terra espiritual, chamada "terra de Israel," como disseram nossos sábios, "Qualquer um que tenha temor aos céus, suas palavras são escutadas" (Berachot 6b).
Por outras palavras, a pessoa que foi recompensada com o reino dos céus consegue controlar todos seus pensamentos e desejos. Isto é considerado seus órgãos escutarem as palavras. Este é o significado do Criador dobrar toda a terra de Israel debaixo dele, ou seja debaixo da terra que é chamada "reino dos céus."
Interpreta o Zohar "E Jacób partiu de Beer Sheva," ou seja partiu da terra de Israel "e foi para Haran," ou seja para o estrangeiro. Com isto ele chega a um estado de "raiva." Numa pessoa, há a qualidade de "levantar," quando ela está erecta e há a qualidade de "deitar", quando ela cai do seu grau. A queda é chamada "deitar."
Foi por isso que lhe foi dito, "A terra na qual te deitas," que tu sentes como deitando no chão, ou seja que ele não conseguia assumir sobre si o reino dos céus como deve ser. Sabe que isto não é meramente uma terra, que é só a qualidade de Malchut, que é um grau pequeno. Em vez disso, esta terra é um grau elevado.
Assim, a pessoa deve fazer grandes esforços por ela, uma vez que o inteiro mérito da terra de Israel depende desta terra. O Criador prometeu, "A ti ta darei e aos teus descendentes" e se tu receberes a terra, tudo estará na tua mão.
Eles interpretaram que foi por isso que o Criador dobrou toda a terra de Israel debaixo da terra, para ser mais fácil conquistar a terra de Israel. Como está escrito (Midrash Raba e apresentado na "Introdução ao Estudo das Dez Sefirot”), "Disse o Criador para Israel, 'Estejam seguros, o todo da sabedoria e o todo da Torá são fáceis. Qualquer um que Me tema e faça as palavras da Torá, toda a sabedoria e toda a Torá estão no seu coração.'"
Este é o significado do Criador dobrar a terra de Israel debaixo dele, ou seja debaixo desta terra chamada "o reino dos céus." Se os quatro côvados, ou seja a altura da pessoa, estiverem cheios de temor aos céus, chamado "reino dos céus," será fácil conquistá-la. Foi isso que Ele lhe prometeu, "Esta terra em que te deitas, a ti ta darei e aos teus descendentes."