VaErá, Tav-Shin-Mem, Janeiro de 1980
"E falou [Deus] … ‘Eu sou o Senhor e Eu apareci a Abraão em Shadai [o Todo Poderoso], mas Meu nome, Senhor, Eu não Me dei a conhecer a eles. Portanto, diz aos filhos de Israel, 'Eu sou o Senhor.''" Devemos entender a conexão se Ele não foi revelado para eles pelo nome HaVaYaH [Senhor] e por que foi, portanto, Ele se revelou a ele pelo nome HaVaYaH: "Portanto, diz aos filhos de Israel, 'Eu sou o Senhor.'"
Qual é o motivo para enviar Moisés para os tirar do Egipto? "E Eu vos tomarei como Meu povo e Eu serei um Deus para vós." O que significa que Ele será um Deus somente para o povo de Israel? O que é Ele para as nações do mundo?
Também, sobre aquilo que RASHI interpreta "para os pais," ele explica tudo no versículo.
Devemos interpretar que a ordem das revelações é de baixo para cima e qualquer grau é a causa do próximo grau. Portanto, para os pais, Ele apareceu como Todo-Poderoso, que é ficar contente com pouco, pois a mais pequena revelação era suficiente para eles. Shadai [Todo-Poderoso] significa "Que disse para Seu mundo, ‘ Dai [chega], não te expandas mais.’”
Em relação a isso, isto é relativo somente a indivíduos específicos que conseguem avançar enquanto em dúvida mas que estão num estado de "pois ele deseja misericórdia" e qualquer entendimento e sensação que eles tenham na espiritualidade é suficiente para eles avançarem nos caminhos do Criador. Porém, esta conduta não pode ser dada ao público geral.
Portanto, agora, devido à causa e consequência, há uma revelação no nome HaVaYaH e essa revelação pode ser dita ao público geral para que eles se aproximem do Criador e saiam do exílio no Egipto. É por isso que o texto diz que agora há revelação do nome HaVaYaH, "Diz ao povo de Israel, 'Eu sou o Senhor.'" Posteriormente continua o texto e com isto podemos interpretar aquilo que RASHI interpretou, "E Eu apareci aos pais," ou seja que a revelação para Abraão foi o motivo da revelação do nome HaVaYaH, uma vez que pai e filho são causa e consequência, ou seja que a revelação que os pais tiveram, no nome Deus Shadai, mais tarde foi revelada como o nome HaVaYaH.
Este é o significado das palavras, "E Eu vos tomarei como Meu povo e Eu serei um Deus para vós." A escritura interpreta o significado "para vós" e não para as nações do mundo. Isso significa "e vós sabereis que Eu sou o Senhor vosso Deus," que Eu darei este conhecimento somente a vós e não às nações do mundo.
"Que vos tira de debaixo das aflições do Egipto," ou seja que eles estavam escravizados a Faraó rei do Egipto e não à Kedushá [santidade]. Eu vos tirarei deste sofrimento e vós sereis recompensados com saber que "Eu sou o Senhor vosso Deus."
Este é o significado daquilo que dizemos nas canções: "Todos aqueles que se deleitam no Senhor serão recompensados com muito bem." Significa isto que aqueles que se deleitam numa conduta de ficarem contentes com pouco, chamado Katnut [pequenez/infância] e fiquem felizes com sua parte, mais tarde serão recompensados com muito bem. "Muito" significa Gadlut [grandeza/maturidade], ou seja que se contentar com pouco significa que embora ele precise de muito, todavia se contenta com pouco, esta é a razão para a Gadlut.