"E Jetro escutou." O Zohar pergunta, Será que Jetro escutou e todas as nações não escutaram? Afinal, está escrito, "As nações escutarão, ficarão zangadas." Porém, Jetro escutou e foi quebrado e todas as nações escutaram e não foram quebradas. Portanto, seu escutar não é escutar.
Devemos perguntar por que Jetro quebrou quando ele escutou a abertura do Mar Vermelho e a guerra contra Amaleque. Ele viu duas coisas aqui: 1) Da parte do Criador, o Criador disse para Moisés, "O Senhor lutará por vós e tu ficarás calado." Sobre a guerra contra Amaleque, está escrito, "E Moisés disse para Josué, 'Escolhe-nos a nós pessoas e vai lutar contra Amaleque.'" Sobre Moisés, está escrito, "Suas mãos eram mãos de fé até o sol se pôr."
Devemos dizer que quando ele saiu do Egipto, eles acreditavam no Criador. Nessa altura, por causa da fé, eles não precisavam de um despertar de baixo. Em vez disso, o Criador lhes disse que deveriam somente continuar a ter fé e o Criador lutaria por vós. O poder da fé é para libertá-lo de todos os problemas.
Isto assim é pois a fé é na realidade um despertar de baixo, como disseram nossos sábios, "Tudo está nas mãos dos céus menos o temor aos céus." Inversamente, a guerra contra Amaleque, que é "como ele vos encontrou no caminho," trazendo heresia ao povo de Israel, como eles interpretaram, "E atacaram os retardatários nas tuas costas," cortando as palavras e as jogando para cima, jogando palavras para cima e dizendo, "Os mandamentos que Tu mandaste ao Teu povo Israel, como é que isto os ajudou?" É assim que o [livro] Siftey Hachamim o interpreta. Por esta razão, a questão depende da fé, que é o significado do temor aos céus e isto está nas mãos do homem. Foi por isso que eles tiveram de lutar.
Baruch Shalom HaLevi Ashlag (O Rabash)