74) "Pois o Senhor passará por lá para castigar." Todavia, tudo é revelado ante o Criador, então por que precisou Ele de ter o sangue sobre o umbral e as duas Mezuzot [plural de Mezuzá]?
75) Está escrito, "E o Senhor viu e rejeitou." Está também escrito, "Depois o Senhor viu que a malvadez do homem era grande na terra." Providência não é vista no alto, excepto quando uma acção dela é vista abaixo. E antes de uma acção ser feita abaixo, a Providência não castiga, excepto com um pensamento de idolatria, que é castigado sem uma acção. E assim que uma acção é feita, a Providência superior desperta. É por isso que tudo depende da acção, para o melhor e para o pior.
76) Todas as ruas do Egipto estavam cheias de ídolos e em cada casa estavam todos os tipos de feiticeiros, que conectam as coroas inferiores abaixo com seus encantamentos e evocam o espírito da impureza entre eles.
77) "E tomarás um feixe de hissopo e o molharás no sangue que está na bacia." O feixe de hissopo é para purificar o espírito da impureza de entre eles e para mostrar a fé completa nas suas casas, nestes três lugares - uma daqui e uma de lá - nas duas Mezuzot, que implicam as duas linhas, direita e esquerda. E aquele no meio, no umbral, implica a linha média. E foi por isso que o Criador passou sobre a porta e não deixou o destruidor entrar nas vossas casas para castigar, uma vez que Ele vê o nome sagrado escrito na porta, que são as três linhas.
78) Se eles implicam as três linhas, por que foi feito com sangue? Isso é porque a cor das três linhas é o branco e o vermelho e o inclusivo é verde. Há dois sangues: um de Pêssach e um da circuncisão quando eles se circuncidaram. O sangue da circuncisão é Rachamim [misericórdia], embora ele seja vermelho e o sangue de Pêssach é julgamento; logo, as cores são irrelevantes aqui.
79) Diz ele, "Assim não é." Eu pensava que o Criador trouxe o sangue de volta para Rachamim, como se fosse o branco entre as cores, como está escrito, "Quando Eu passei por ti e te vi a chafurdar no sangue, Eu disse para ti: 'No teu sangue, vive.'" E embora ele fosse vermelho, ele foi trazido de volta a Rachamim, pois está escrito, "No teu sangue, vive." Assim, isso não é dependente das cores. E foi por isso que ele escreveu na porta nos três lados, um aqui e um lá e um no meio deles, implicando as três linhas.
80) Dois sangues foram vistos: o sangue de Pêssach e o sangue da circuncisão. Estes correspondem a duas Ketarim [plural de Kéter], Sefirot, que foram vistos nessa altura, que são as duas linhas, Chésed e Gevurá. Elas estão frente a uma Keter, incluida nos dois lados escondidos, em Rachamim e Din [julgamento]. Isto assim é porque a linha média em si, Tiféret, é composta de duas linhas, correspondendo aos dois sangues: o sangue da circuncisão - a Rachamim em Tiféret - e o sangue de Pêssach - o Din em Tiféret.
81) Há vários lugares onde o Criador tem piedade dos Seus filhos: Um homem fez uma casa e o Criador lhe disse, "Escreve o Meu nome e coloca-o à entrada da tua porta. E te sentarás dentro da casa enquanto Eu me sento for, à tua porta e zelo por ti." Mas aqui, em Pêssach, Ele disse, "Escreve o segredo da Minha fé na porta," as três linhas nas duas Mezuzot e no umbral, "e te sentarás dentro da tua casa enquanto eu zelo por ti do lado de fora," como está escrito, "E nenhum de vós sairá pela porta da sua casa até de manhã." Está também escrito, "E quando Ele vê o sangue sobre o umbral... e não permitirá o destruidor entrar nas tuas casas para vos castigar." Portanto, o Criador estava a guardá-los do lado de fora.
82) Tal como o nome sagrado, Hey [ה], eles fizeram nessa altura, ou seja três linhas - duas nas Mezuzot e uma no umbral de cima. Isto é semelhante à forma da Hey, que é Malchut. Logo, como o nome sagrado regressou a ser Din sobre os egípcios nessa altura, o sangue regressou a ser Din nessa altura, como está escrito, "E quando Ele vir o sangue sobre o umbral e nas duas Mezuzot." Eles estavam todos marcados de vermelho, implicando Din, para mostrar que embora seja Rachamim para Israel, era Din novamente, para vingar os egípcios.
83) Como ela é acima, também deve ela ser vista abaixo nessa altura. Se é Rachamim, então Rachamim, se Din, então Din. E uma vez que houve Din no alto sobre os egípcios, está escrito, "Molha-o no sangue que está na bacia e atinge o umbral." O sangue implica Din. E está escrito sobre o futuro, "Quem é este que vem de Edom, com vestes carmesim de Bozrá?" ou seja Ele mostrará a todos Din, realizará vingança e depois Suas vestes estarão tão vermelhas como o sangue.
84) Qual é a razão de não serem permitidos fora das suas portas? É que uma pessoa não deve estar na rua quando Din é aplicado à cidade porque quando é dada permissão ao destruidor, aqueles que o magoam são magoados. Assim, aqui, quando Din estava sobre o Egipto, eles não precisavam de estar fora.
85) Precisamente naquele onde encontras Din pelo Egipto, encontrarás Rachamim por Israel, como está escrito, "E Quando Eu vir o sangue, Eu passarei sobre vós." Também aprendemos, sobre todas essas sagradas letras no alto, que tal como há Din nelas, há Rachamim nelas. Tudo é ao mesmo tempo. Está escrito, "E o Senhor castigará o Egipto, punindo e curando," ou seja afligindo o Egipto e curando Israel. O que é, "E curando"? Eles precisavam de curativo da sua circuncisão.
86) Quando os egípcios foram afligidos, Israel estavam a ser curados. Está escrito, "O Senhor passará sobre a porta." Não deveria ter dito, "Passará sobre vós"? Porém, a porta é a porta do corpo, que é a circuncisão que Ele curou.
87) Quando passa a meia-noite, a Chésed superior (de ZA) desperta na sagrada Kéter, Malchut, pois uma não sobe sem a outra, embora a noite seja somente Malchut. Ainda assim, nunca acontece que Malchut fique sem ZA, seu marido. Por esta razão, um castiga e o outro cura - Malchut castiga e ZA cura e tudo ao mesmo tempo.
88) "O Senhor passará sobre a porta," a porta para o corpo, uma vez que ela é a abertura para a propagação de Ruach, dos quais eles nasceram. Até Abraão ter sido circuncidado, ele estava bloqueado de todos os lados; ele não conseguia gerar na santidade. Quando ele foi circuncidado, tudo se abriu nele e ele não estava bloqueado, como antes.
89) "Ele estava sentado na porta da tenda," Uma vez que a Yod foi revelada. Na divulgação da Yod, ele colocou Chésed em Tzedék [justiça]. A Yod no nome Shadai apareceu através da circuncisão, indicando que a Chésed se propaga para Malchut, chamada Tzedék. Esta é a porta do alto e sagrado Tabernáculo, Malchut. E este é o significado do que está escrito sobre a tenda, que ela é Malchut.
Antes de ele ser circuncidado, Malchut recebia somente do lado esquerdo, na forma de Chochmá sem Chasadim, tempo o qual ela está bloqueada de todos os lados porque Chochmá não pode brilhar sem Chasadim. E quando ele foi circuncidado, as Chasadim apareceram nela, a Chochmá nela se vestiu em Chasadim e iluminou em tanto Chochmá como Chasadim. É portanto discernido que uma porta se abriu em Malchut através da circuncisão, para que ela pudesse brilhar e este é o significado de, "Ele estava sentado à porta da tenda."
90) Quando esta Yod apareceu, foi dito a Abraão e abençoado na porta da tenda, que é Tzedék, Malchut foi mitigada em Chésed, ou seja que Chochmá em Malchut havia se vestido com Chasadim, como está escrito, "No calor do dia." O dia é quando Chésed, a parte de Abraão, governa, uma vez que Abraão é uma carruagem para Chésed de ZA. A porta da tenda é Malchut, que foi mitigada pela Chésed de Abraão, uma vez que está escrito, "E o Senhor abençoou Abraão em tudo." Tudo é Malchut que foi mitigada por Chésed através de Abraão, depois da Yod aparecer nele através da circuncisão.
91) "Enquanto ele estava sentado na porta da tenda," como está escrito, "E o Senhor havia abençoado Abraão em tudo." A porta da tenda é Malchut, chamada, "tudo," a décima Kéter. Kéter significa uma Sefirá e, "No calor do dia" significa que tal como lhe fora dada a Sefirá Chésed, chamada "Dia," ele foi recompensado com a porta da tenda. Isto assim é porque Chésed abre a Malchut, chamada, "tenda," para que ela possa brilhar. E quando ele se senta em Chésed, chamada, "dia," ele se senta em Malchut, chamada, "o pé da tenda." Isto assim é porque Malchut não pode brilhar na Chochmá nela sem Chésed e Chésed sem a iluminação de Chochmá em Malchut é VAK sem uma Rosh.
92) "Pois o Senhor passará por lá para castigar os egípcios." Passará por lá significa que Ele passava sobre a sentença das Ketarim que estavam conectadas a outras Ketarim no alto e as libertaram da sua existência. As Ketarim inferiores, às quais os egípcios estavam apegados, estavam conectadas às Ketarim superiores, de Kedusha [santidade], das quais elas recebiam sua vitalidade. E o Criador libertou esses laços e a existência das Ketarim inferiores fora revogada. Foi então que os primogénitos do Egipto foram mortos.
Sucede-se que o Criador transgrediu Seus próprios caminhos quando Ele corrompeu a cascata das Ketarim em prol de passar o julgamento sobre o Egipto e guardar Israel. Assim é: onde quer que esteja escrito, "passa," "passou," ou "passará," isso indica que o Criador transgrediu Seus próprios caminhos na ordem da cascata das Sefirot ora para executar julgamento ou misericórdia. E aqui "passou" significa para passar julgamento. E quando está escrito, "E o Senhor passou ante ele," é para fazer misericórdia.
Zohar Para Todos Vol. 4 - Bô (Vem ao Faraó)