Fevereiro de 1980
"Levanta uma contribuição para Mim." Interpreta RASHI "para mim" sendo "pelo Meu nome." "De todo o homem cujo coração esteja disposto." Interpreta RASHI, "Palavras de donativo são palavras de boa vontade. 'Tu levantarás Minha contribuição.' 'Tomar' significa contra sua vontade, que contradiz 'cujo coração estesteja disposto,' que significa voluntariamente e não por coação."
Está escrito no Zohar que Trumá [contribuição/donativo] significa Tarum [levanta] Hey [a letra], significando que devemos levantar a Hey, que é Malchut. Está também escrito no Zohar que Teshuva [arrependimento] significa Tashuv [retornar] Hey [a letra] até à Vav, ou seja que a pessoa deve levantar a Hey, que é considerada a Shechiná [Divindade] na poeira. Nós devemos levantar a Shechiná da poeira, ou seja que a qualidade que é chaamda "pelo bem do Criador" está no exílio.
Uma vez que o homem é feito do desejo de receber para si mesmo e o desejo de doar está sob o controle da vontade de receber e a pessoa não consegue direccionar coisa alguma para ser em prol de doar, uma vez que a vontade de receber a controla, aquele que deseja caminhar no caminho da verdade deve fazer tudo onde ele não veja benefício pessoal e deve superar e fazer tudo aquilo que está conectado a Kedushá [santidade], que é chamado "tu tomarás minha contribuição," contra a tua vontade, sem o consentimento do corpo.
Isto é chamado "Ele é forçado até que diga, 'Eu quero.'" Quando ele diz, "Eu quero," isto é chamado "arrependimento," ou seja que ele não consegue fazer coisa alguma voluntariamente até que o Criador o ajude e lhe dê o espírito do arrependimento. Isto é chamado "Deixa a Hey retornar," se relacionando à sua Malchut, que é o ponto da Tzimtzum [restrição], sobre o qual, nomeadamente sobre a vontade de receber, foi a correcção da Masach [tela].
Nessa altura, tal como a Vav do nome HaVaYaH é chamada "Dadora," também a sua vontade de receber alcança a qualidade de doação e depois ele pode tomar uma contribuição, ou seja baixar sua Hey. Quando ele for recompensado com isto, "De todo o homem cujo coração esteja disposto, tu levantarás Minha contribuição." Significa isto que aquilo que anteriormente era por coação não será voluntário, como interpretou RASHI sobre "cujo coração esteja disposto."
Sucede-se que "De todo o homem cujo coração esteja disposto" significa que agora estás prestes a tomar Minha contribuição contra a sua vontade, sabe que agora isso é num estado de "seu coração está disposto," que agora ele tem uma boa vontade porque sua Malchut já foi levantada da poeira.
Isto é como está escrito no Zohar, "Que a Yod que Esau jogou para trás, Jacob levou para a cabeça, uma vez que Jacob está na cabeça," se referindo à ponta da Yod que foi restringida; agora ela é em prol de doar.