93) É tanto mais conveniente para o Sitra Achra controlar o justo mais que qualquer um, pois então ele não considera o mundo inteiro. Como sabemos que ele considera controlar o justo mais que controlar o mundo inteiro? De Jó, pois o Criador viu que a geração merecia ser aniquilada e Satã veio para difamar, então o Criador lhe disse, "Reparaste no Meu servo Jó?" Não havia nenhum como ele na terra inteira através do qual salvar a geração.
Há uma alegoria sobre um pastor que um lobo veio caçar o seu rebanho e destruí-los. O que fez esse pastor, quem foi sábio, fez? Ele lhe deu um forte cordeiro, mais gordo e maior que todos eles, aquele que conduzia a todos os outros. Pelo seu desejo de controlar esse bom cordeiro, o lobo deixou todos os outros. O que fez esse pastor? Enquanto o lobo estava ocupado com esse cordeiro, o pastor fugiu com o rebanho e os colocou no seu lugar, depois regressou para o cordeiro e o salvou do lobo.
94) Assim faz o Criador com a geração. Ele coloca o justo nas mãos do difamador em prol de salvar a geração através dele. Se o justo for tão forte como Jacob, se diz sobre ele, "E um homem lutou com ele." É tanto quanto o mais quando ele derrota o difamador até que ele diga, "Deixa-me ir."
Feliz é o justo que é forte para suportar o sofrimento e especialmente aquele que derrota o seu difamador - que jogou seu governo sobre a geração inteira - através do sofrimento. Isso é considerado para ele como se os tivesse salvo e o Criador faz dele seu pastor em vez do difamador. Foi por isso que Moisés foi recompensado com ser o pastor de Israel. Além domais, Ele o empossou sobre eles no mundo vindouro porque ele os salvou para que não fossem perdidos do mundo vindouro, pois ele os conduziu com Torá e boas acções.
95) Disse Moisés, "Por que foi afligido o braço direito?" É da conduta de todos os médicos extrair sangue do braço direito primeiro, mas o braço esquerdo é mais próximo do coração, então por que não se extrai o sangue dele? Ou seja, ele pergunta, "Por que não vemos que um justo é afligido e o outro não?" Isso é porque o Criador não deseja afligir mais, pois um justo é suficiente. Se a doença for dura sobre os órgãos do corpo, o sangue é extraido do braço esquerdo, também, ou seja que então os outros justos também são afligidos.
96) Se os dois não tivessem sido ao mesmo tempo, óptimo. Mas há um justo aqui e há um justo lá; um tem doenças e aflições e o outro tem Chésed. Se a doença é grave, ou seja as iniquidades da geração, por que não extrairia Ele sangue dos dois justos, dois braços, para curar todos os órgãos do corpo, a geração inteira? E se a doença não é dura sobre todos os órgãos, por que é que ele extrai mais da direita que da esquerda?
97) Certamente, o corpo e os dois braços correspondem aos patriarcas. A cabeça corresponde a Adam HaRishon. O braço direito corresponde a Abraão, o braço esquerdo corresponde a Isaac e o corpo corresponde a Jacob. Dentro do corpo, o fígado está na direita e o baço está na esquerda, as duas Klipot de Esau e Ismael. O coração é Jacob, no meio delas. Os lóbulos do pulmão e os rins correspondem a Abraão e Isaac. O pulmão é água, implicando Chésed, uma vez que o pulmão extrai todos os tipos de bebidas. Os rins são fogo, cozinhando a semente que desce do cérebro.
Cada geração tem o nível de Adão como um todo, correspondendo ao nível espiritual do alto. Ela considera as cabeças da geração, que são extraídas de Adam HaRishon, GAR. O resto dos justos são propagados dos patriarcas. Alguns deles derivam de Abraão, Chésed, chamado "o braço direito," que é o pulmão dentro do corpo. Alguns deles derivam de Isaac, Gevurá, chamada "o braço esquerdo," que é os rins dentro do corpo. Alguns deles derivam de Jacob, que é o corpo, incluindo os dois braços e que é o coração, dentro do corpo. Esau é o fígado, que é todo sangue e o baço é Ismael. Eles são as cabeças das nações na direita e na esquerda. Mas por que foi a ordem invertida - que Esau está na direita e Ismael está na esquerda?
98) Porque Abraão é água, Chésed, se sua semente macular Chésed, ele coloca sua semente no exílio de Edom, que são restos de Gevurá da esquerda. Lá eles sofrem seu castigo porque são o oposto da sua qualidade. Por esta razão, o fígado, bem como a visicula biliar no fígado estão à direita de Abraão, à direita do corpo. Esta espada, que é Malchut da Klipá de Esau, é amarga [Mará significa tanto "amarga" como "biliar"], sobre a qual está escrito, "Seu fim é tão amargo como o absinto."
Se as iniquidades proliferarem nos filhos de Abraão, que derivam do lado de Chésed, que são colocados no exílio de Edom e a doença os incomoda do lado do fígado, sangue deve ser extraído do braço direito, dos justos que derivam do lado de Chésed e não daqueles que derivam do lado de Gevurá. Isso assim é porque o defeito está naqueles que derivam de Chésed e aquele cujos fundos foram levados, é como se seu sangue tivesse sido entornado, pois ele permanece pobre e um pobre vale tanto como morto.
99) Se as iniquidades proliferarem do lado dos filhos de Isaac e aqueles que derivam dele macularem a qualidade de Gevurá, eles são colocados no exílio entre Ismael, a Klipá da direita, o oposto da qualidade dos filhos de Isaac, de modo a aumentar seu castigo.
A doença é incomodativa do lado do baço, na esquerda do corpo, que governa os filhos de Isaac, que macularam a qualidade da esquerda. Assim, sangue deve ser extraído do braço esquerdo, dos justos que derivam do lado de Gevurá, mas somente dela, uma vez que os justos que derivam de Abraão, o braço direito, não foram maculados, mas em vez disso aqueles que derivam de Isaac, o braço esquerdo.
100) Se as iniquidades proliferarem nos filhos de Jacob e aqueles que derivam dele macularem a sua qualidade, que inclui os dois lados, CHG e estão dispersos no exílio entre os filhos de Esau e Ismael - nas Klipot da direita e da esquerda - a doença incomoda o corpo inteiro, que é considerado Jacob. Depois o sangue deve ser extraido dos dois braços.
Se todos os três que derivam de Jacob, Isaac e Abraão estiverem doentes juntos, todos tendo maculado suas raízes, a doença sobe até à cabeça e as veias na cabeça deve ser extraídas. Estes três justos, que derivam de Abraão, Isaac e Jacob se tornam uma Merkava para Adam HaRishon e os patriarcas e neles um se fortalece para suportar o sofrimento e proteger a geração para as quatro direcções do mundo.
101) Ai da geração que faz com que os patriarcas e Adão e os justos entre eles que sejam atingidos. Não há diferença entre esses justos e os patriarcas e Adam HaRishon, uma vez que esses justos são suas almas, que derivam deles. E seus nervos, tristeza e lamento alcançam os patriarcas e Adam HaRishon.
Como o mar, se esses rios que saem dele regressam a ele turvos e sujos, o mar leva sua escuridão e sujidade. E porque o poder do mar é forte, ele não tolera sua imundice e a joga fora e os rios permanecem limpos e puros dessa sujidade.
102) Como uma mãe que limpa a sujidade dos seus pequenos filhos, os patriarcas purificam as iniquidades e sujidade dos seus filhos, Israel, enquanto entre eles há justos nas suas acções que são fortes o suficiente para suportar o sofrimento pela geração. Nessa altura não há diferença entre eles e os patriarcas. Eles purificam as iniquidades da geração como os patriarcas.
Cada um veio e abençoou Moisés. Disseram eles para ele, "Sinai, Sinai, de qual boca o Criador e Sua Shechiná falam, que possam confrontá-lo em alguma coisa? Felizes somos nós que fomos recompensados com a renovação da primeira conexão em vós, para iluminar a Shechiná no exílio."
103) Ele disse para eles: "Não dêem ao Criador descanso na Torá até que Ele derrame sobre nós o espírito da santidade."
É proibido usar Matat, o ministro da face, com a excepção de Moisés, uma vez que suas letras estão implicadas no nome, Moisés, pois as iniciais de Matat, o Ministro da Face são Moisés [em Hebraico].
Zohar Para Todos Vol. 7 - Pinehás