Chanucá, Dezembro de 1965
Disseram nossos sábios (Shabat [Sabate] 21a): "O que é Chanucá? Disseram nossos sábios, 'No vinte e cinco de Kislev, os dias de Chanucá, que são oito,'" etc, quando os Gregos entraram no salão, corromperam todos os óleos no salão, etc, eles verificaram mas acharam somente um jarro de óleo que estava selado com o selo do alto sacerdote. Ele só continha o suficiente para iluminar durante um dia. Um milagre aconteceu e eles acenderam-o por oito dias. O ano seguinte, eles foram nomeados como [dias de] louvor e gratidão e a regra é que é proibido usar a sua luz.
"Gregos" significa dentro da razão, que é filosofia, ou seja ajustar as Mitsvot [mandamentos] ao intelecto, tal como um "liberado" [do casamento por levirato].
O "Salão" é a mente e o coração, que são o salão dentro do homem.
"Óleos" são as Mitsvot [mandamentos], como está escrito, "óleo para acender," uma vez que Torá é chamada "luz" e os Mitsvot são chamados "vela," como está escrito, "Uma vela é um Mitsvá [singular de Mitsvot] e a Torá é luz." A luz não pode brilhar sem óleo, pois a Torá não pode brilhar se ela nada tiver ao qual se agarrar, ou seja ao óleo.
"Um jarro de óleo" significa que depois da vitória e da devoção que eles tiveram com os Gregos, eles descobriram que a questão da fé é "uma," tal como "Escuta, Ó Israel, o Senhor nosso Deus, o Senhor é um.""De óleo" significa que este Mitsvá está assinado pelo selo do alto sacerdote, cuja qualidade é a qualidade de Chésed. Chésed significa "Tal como Ele é misericordioso, também tu sê misericordioso," implicando pelo bem do Criador.
Porém, esta força é suficiente para acender só por uma noite, uma vez que a questão da fé deve ser renovada todas as vezes, como está escrito, "Nova toda a manhã; grande é a fé em Ti." Um milagre aconteceu com eles que o poder da fé lhes chegou para oito dias.
Louvor e gratidão são somente um milagre para a espiritualidade; é por isso que é proibido usar a sua luz, implicando que ela é somente para a espiritualidade.