Julho de 1979
"E falou o Senhor para Moisés ... 'Vinga a vingança dos filhos de Israel sobre os Midianitas' ... e falou Moisés para o povo ... para executarem a vingança do Senhor sobre Midiã."
Questionam os intérpretes sobre isto, "Por que mudou Moisés as palavras do Criador ao dizer ao povo 'a vingança do Senhor' e não 'a vingança dos filhos de Israel,' como o Criador disse?" Eles também questionaram a mudança da morfologia, que o Criador disse, "sobre os Midianitas," na forma plural e disse Moisés, "em Midiã," na forma singular.
Devemos interpretar que é sabido que o propósito da criação da perspectiva do Criador é fazer o bem às Suas criações. Sucede-se que o criador disse que todas as guerras que devemos travar são em prol de alcançar o deleite e prazer, para que as criaturas o recebam.
Quando Moisés falou para Israel, se ele lhes dissesse que a guerra seria para seu próprio bem eles cairiam no amor próprio chamado "receber em prol de receber." Mas sobre isto houve uma Tzimtzum [restrição] e eles nunca alcançariam a meta dessa maneira.
Foi por isso que ele lhes disse, "Vinga a vingança do Senhor," pois eles precisam de apontar para que a guerra contra a inclinação seja pelo bem do Criador e não para seu próprio bem. Com isto eles alcançariam o propósito da criação, de fazer o bem às Suas criações.
Na verdade, há muitas qualidades para combater, então quando o Criador disse para Moisés, "Vinga a vingança dos filhos de Israel nos Midianitas," isso significa que há muitos julgamentos que devem ser subjugados. Por isso foi dito em forma plural, que é como deve ser, nomeadamente para subjugar muitos Midianitas, que são chamados Dinim [julgamentos], que interferem com alcançar o propósito da criação.
Quando Moisés disse para o povo, "Vinguem a vingança do Senhor em Midiã," ele implicou assim que eles deveriam percorrer o caminho onde eles só precisavam de uma correcção, que é a vingança do Criador, dessa perspectiva não há mais que um julgamento, que contém dentro dele muitos julgamentos. Por outras palavras, a pessoa não precisa de lutar contra todos os julgamentos, ou seja todas as más qualidades. Em vez disso, se ela percorrer um caminho onde ela deve direccionar todas suas acções para o Criador, ou seja pelo bem dos céus, se esta for toda nossa intenção, então todas as qualidades serão canceladas por si mesmas e não precisaremos de trabalhar especificamente em cada qualidade.
Quanto mais a direcção é pelo bem do Criador, se a pessoa for recompensada com isto, com vencer esta guerra, para que seja em prol de doar ao Criador, então todas as qualidades são canceladas e revogadas. Foi por isso que ele falou em forma singular, "Vinguem a vingança do Senhor em Midiã."