Ouvi no ano de 1938
Durante o período de preparação, todo o trabalho encontra-se nos nãos, ou seja, no "não" (negação), como está escrito, "e eles serão afligidos em uma terra que não existe". No entanto, com as questões de linguagem, que é considerada “eu”, deve-se primeiro adquirir o discernimento do amor.
No entanto, durante o período de preparação, há o trabalho é apenas na forma de não, isto é "Não terás", e pela profusão de nãos, chegamos ao ponto de Deus [1] de Hesed (misericórdia). Mas antes disso, existem muitos nãos, que representa outros deuses, muitos nãos. Isso ocorre porque de Lo Lishma (não em Seu nome) chega-se a Lishma (em Seu nome).
Já que o Sitra Achra (outro lado) apóia, mesmo mais tarde, quando trabalhamos para atrair a Kedusha (santidade), se essa assistência for aceita, nós caímos de nível, e então ela leva toda a abundância que atraímos. Dessa forma, o Sitra Achra tem o poder de controlar a pessoa para que ela seja compelida a satisfazer seu desejo. E ela não tem outra escolha a não ser elevar-se a um nível mais alto.
Assim, o processo se repete, como antes, com os quarenta e nove portões de Tuma'a (impureza). Isso significa a pessoa atravessa os níveis de Kedusha até os quarenta e nove portões. Mas neste ponto, ela tem o controle para obter toda a vitalidade e abundância, até que a pessoa caia cada vez em um portão superior de Tuma'a, uma vez que "Deus o fez um oposto ao outro."
Quando alguém atinge o portão quarenta e nove, ele não pode mais se elevar até que o Criador venha e o redima. E então é dito: “Ele engoliu as riquezas mas as vomitará; Deus os lançará de seu ventre”. Isso significa que agora se tira toda a abundância e vitalidade que a Klipa (concha) tirou de todos os quarenta e nove portões da Kedusha. E a isso que a frase se refere: “a pilhagem do mar”.
No entanto, é impossível ser redimido antes de sentirmos o exílio. E quando caminhamos no portão quarenta e nove, sentimos o exílio, e o Criador redime no 50º portão. A única diferença entre Galut (exílio) e Ge’ula (redenção) está no Aleph, que é Alupho Shel Olam (Campeão do mundo). Portanto, se alguém também não atinge o exílio adequadamente, ele não terá esse nível.
[1] Em hebraico, a palavra Deus (El) e 'não' são escritas com as mesmas letras, mas na ordem oposta.