Tudo o que é exigido de nós é o desejo de alcançar a doação, a fé acima da razão. Nossos esforços são uma oração que surge como o choro de um bebê. A mãe sabe como responder. O bebê não sabe o que está pedindo. Apenas se sente mal e chora. Mas a mãe entende o que seu bebê precisa, se ela tem que dar-lhe de beber, alimentá-lo ou trocar de roupa.
O próprio bebê não sabe disso; ele apenas levanta um pedido. Nós também precisamos ter certeza de elevar nosso pedido ao Criador. Essa solicitação não precisa ser verificada.
Nunca seremos capazes de determinar o que falta para o próximo estado.
É impossível e não podemos saber o que queremos do Criador. Afinal, isso já pertence ao próximo nível. Nós apenas queremos doar ao Criador, e o Criador sabe o que Ele precisa nos dar para que, ao recebê-lo, sejamos capazes de doar a Ele.
Pedimos ao Criador para criar um Kli em nós em prol da doação, Lishma, a partir do qual poderíamos nos voltar corretamente a Ele. Existem duas ações aqui, uma após a outra.
Como posso ter certeza de que, se o Criador responder à minha oração, receberei essa resposta em prol da doação e não a usarei egoisticamente? A própria resposta constrói um Kli dentro de nós para recebê-la da forma correta. A resposta que vem do Criador está envolvida por todos os lados no desejo de doar; ou seja, recebemos uma embalagem pronta com a luz direta colocada dentro da luz refletida.
Todo o nosso trabalho é obter o desejo de adquirir um desejo, ou seja, fazer com que nosso desejo seja como o desejo do Criador.
Não temos nenhum desejo de doar ao Criador, mas gradualmente construímos esse desejo dentro de nós mesmos por meio de nossos pedidos a Ele. Se os pedidos partem da dezena como de um só coração, mesmo que sejam reunidos de muitos corações diferentes entre si, sentimos cada vez mais a sua resposta, cada um dentro de si. Então nos unimos novamente para um pedido comum ao Criador.
É como uma batida de coração: nós recebemos – nós doamos, nós recebemos – nós doamos. A dezena funciona da maneira como o coração funciona.
Em primeiro lugar, precisamos da dezena para este pedido, a fim de nos voltarmos ao Criador a partir de nosso desejo comum. Caso contrário, será uma confusão inútil; sem a dezena, nunca seremos capazes de nos voltar ao Criador.